As Nações Unidas estimam que em 2025 dois terços da população mundial vão enfrentar a escassez de água e é crucial interiorizarmos a importância deste bem precioso e o facto de que se torna cada vez mais urgente poupar água. Quais os benefícios de poupar água? Poupa-se energia, poupa-se dinheiro, poupa-se o planeta. Torne estas dicas ecológicas em hábitos diários e poupe água sempre que abrir uma torneira.
- Mantenha a torneira fechada sempre que lavar as mãos, os dentes ou fizer a barba – o resultado é uma poupança entre 10 a 30 litros de água por dia. Um simples gesto ecológico que o planeta agradece…
- Equipe as torneiras de casa com redutores de fluxo – este pequeno equipamento é encaixado nas torneiras e, ao misturar o ar com a água, reduz o seu caudal em cerca de 50%.
- Se vai construir ou remodelar, instale torneiras temporizadas (desligam-se automaticamente depois de alguns segundos) ou torneiras eletrónicas com sensores (são ativadas exclusivamente com a ação das mãos).
- Sabia que gasta menos 50% de água sempre que trocar o banho de imersão pelo duche? Pode continuar a poupar na hora de tomar banho se reduzir o tempo que estiver debaixo do duche ou se desligar a água na altura em que aplica o sabão/champô/amaciador (menos 2 minutos = menos 40 litros de água). Instale um chuveiro de baixo fluxo para poupar ainda mais água.
- Se vai construir ou remodelar uma casa de banho, considere a instalação de uma sanita mais eficiente e ecológica como, por exemplo, os autoclismos duplos ou com botão de controlo. Caso contrário, pode utilizar o velho truque de colocar uma garrafa cheia de água no depósito do autoclismo para reduzir a quantidade de água desperdiçada em cada descarga.
- Não utilize a sanita como cesto do lixo, evitando assim descargas desnecessárias e poupando 10 a 15 litros de água de cada vez. Esta é uma forma extremamente simples de viver uma vida mais verde!
- Sempre que quiser beber um copo de água fresca, não deixe a torneira a correr – tenha sempre uma garrafa de água no frigorífico.
- Outra dica ecológica para poupar água é não descongelar alimentos com a torneira da água a correr, optando antes por um descongelamento natural.
- Evite encher excessivamente as panelas com água na hora de cozinhar e cozinhe com a tampa da panela colocada – poupa água e conserva o sabor dos alimentos.
- Se lavar a loiça à mão, não deixe a torneira a correr durante todo esse processo de lavagem. Em vez disso, encha um dos lados do lava-loiça ou uma pequena bacia com água fresca para retirar o sabão da loiça lavada.
- No caso de ter uma máquina de lavar loiça, só a coloque a trabalhar quando tiver a carga cheia; escolha programas curtos e económicos; evite passar a loiça por água antes de a colocar na máquina.
- Poupar água com a máquina de lavar roupa também passa por ligá-la apenas quando tiver a carga máxima e, claro, optar por programas adequados ao vestuário a ser lavado, preferencialmente curtos e económicos.
- Sempre que adquirir uma máquina de lavar loiça ou de lavar roupa, eleja eletrodomésticos de elevada eficiência energética, ou seja, de Classe A, para poder poupar água e energia sempre que as ligar.
- Poupará mais água se levar o carro a um posto de lavagem automática. No entanto, se quiser lavar o carro em casa, esqueça a mangueira e pegue num balde e esponja – a diferença pode ir até 400 litros de água!
- Quando lavar o exterior da casa, evite igualmente a mangueira, optando antes por uma vassoura e um balde com água.
- Regar plantas e jardins requer um elevado consumo de água, por isso, sempre que possível recolha e recicle água: coloque baldes para recolher a água da chuva, aproveite a água da cozinha ou aquela que se desperdiça enquanto se espera que a água do chuveiro aqueça.
- Evite a instalação de chafarizes, fontes e quedas de água no jardim e/ou na piscina – representam um verdadeiro desperdício de água a não ser que essa água possa ser reutilizada.
- No caso de ter uma piscina, pode torná-la mais ecológica ao substituir os filtros tradicionais por filtros especificamente concebidos para poupar água. Para além disso, a utilização de uma cobertura de piscina contribui para a redução da evaporação da água em cerca de 90%, o que se pode traduzir numa poupança de vários milhares de litros de água por mês.
- Não encha demasiado a piscina, de forma a evitar a perda de água com os mergulhos e as brincadeiras na piscina.
- Embora sejam apenas gotas pequenas e esporádicas, qualquer fuga de água é desperdício de água (30 litros por dia ou mais), por isso, para além de reparar essas avarias imediatamente, inspecione regularmente torneiras, chuveiros, mangueiras, sistemas de rega e piscinas para verificar que não tem nada a pingar.
Sem comentários:
Enviar um comentário
1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome e sem abreviaturas.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico.
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.