A Ruta del Cares está situada no Parque Nacional de Picos de Europa, mais precisamente entre a localidade asturiana de Poncebos e a localidade leonesa de Caín.
Para quem gosta de caminhadas, visitar os Picos de Europa e não percorrer este trilho, de cerca de 24km, é quase pecado. O trilho em si é de 12km, mas como é linear, ida e volta implicam dobrar a distância.
Apesar da sua extensão a Ruta del Cares é, ainda assim, um dos trilhos mais fáceis de calcorrear nos Picos de Europa. O desnível acumulado de toda a caminhada não ultrapassa os 700 metros, e tirando os primeiros dois quilómetros, em que se tem de superar uma rasgada e pedregosa subida (que se torna numa cansativa descida no regresso), é basicamente plano.
A Ruta del Cares acompanha o rio Cares entre as duas localidades, seguindo sempre ao longo de um magnífico desfiladeiro, conhecido pelo nome de “Garganta Divina”. As vistas são de facto divinais!
Antigamente o acesso, pelo desfiladeiro, entre as duas localidades era praticamente impossível, mas entre os anos de 1916 e 1921 a companhia eléctrica Viesgo construiu um canal de água entre Caín e Poncebos, para alimentar a Central Hidroeléctrica de Poncebos.
Mais tarde, entre 1944 e 1950, construiu paralelamente ao canal um trilho para facilitar a manutenção e a limpeza do canal, ainda hoje em atividade.
É precisamente esse trilho que milhares de pessoas percorrem nos dias de hoje, e que transformaram a Ruta del Cares, no trilho mais famoso dos Picos de Europa, e um dos mais belos de toda a Europa.
Mais informações: Parque Nacional de Picos de Europa
Sem comentários:
Enviar um comentário
1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome e sem abreviaturas.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico.
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.