Origem da data
A data foi escolhida em 1931 durante uma convenção de ecologistas em Florença. A escolha teve em conta o facto do dia 4 de outubro ser o dia de São Francisco de Assis, o santo padroeiro dos animais.
O Dia Mundial do Animal é celebrado em vários países, através de diversos eventos e iniciativas. Nas escolas, sobretudo no ensino pré-escolar, as atividades no Dia Mundial do Animal deixam os mais pequenos encantados.
Principais objetivos da celebração do Dia Mundial do Animal
Sensibilizar a população para a necessidade de proteger os animais e a preservação de todas as espécies;
Mostrar a importância dos animais na vida das pessoas;
Celebrar a vida animal em todas as suas vertentes.
Actividades do dia
Nesta data realizam-se distintas atividades com base nos objetivos do dia, como por exemplo:
- Visitas a jardins zoológicos com peddy paper;
- Devolução de animais à natureza;
- Campanhas de adoção de animais abandonados;
- Passeios canis;
- Jogos ludo-pedagócios.
No dia 4 de outubro celebra-se também o Dia do Médico Veterinário, comemorando-se ao mesmo tempo o profissional que olha pela saúde dos animais domésticos.
Embora o dia 4 de Outubro seja designado o “Dia Mundial do Animal” na realidade, os membros da espécie humana também são animais, pelo que a designação mais correcta poderia ser “Dia Mundial do Animal “Não-Humano”. Os animais “não-humanos” são, claro, as principais vítimas de um fenómeno designado de “especismo” que se pode caracterizar por uma espécie de pensamento/ideologia ainda dominante na qual se considera que os animais “não-humanos” possuem, eticamente, um valor inferior aos animais humanos e como tal podem ser utilizados, mortos e abusados para as mais diversas actividades humanas. Uma das áreas em que essa exploração se faz sentir com maior intensidade é na área da “alimentação”, sendo a produção pecuária responsável pelo abate de milhões de animais em todo o mundo.
Sem comentários:
Enviar um comentário
1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome e sem abreviaturas.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico.
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.