Comemora-se em 11 de Julho, o Dia Mundial da População, assim como o 10º aniversário da Conferência Internacional sobre a População e Desenvolvimento realizada no Cairo, promovida pelas Nações Unidas em Setembro de 1994.
Sendo este um tema sempre actual, irei promover o debate no BioTerra sobre as implicações sócio-ambientais e novos problemas políticos e éticos provocadas pelos fenómenos populacionais do mundo moderno, tendo como base de trabalho o Relatório Pintasilgo, relembrando e contribuindo para a divulgação de tão importante documento idealizado pela Engª. Maria de Lourdes Pintasilgo, enquanto Presidente da Comissão Independente sobre a População e a Qualidade de Vida e que foi concluído em 1998.
Trata-se de um Relatório pioneiro e muito exigente como era próprio do seu espírito.
Não me repugna caminhos que não são tradicionais eis em suma o que a movia em tudo que se empenhou: na procura de soluções para reorganizar o espaço da Política, Trabalho, Educação, Ambiente e Justiça em prol do combate ao subdesenvolvimento e no aprofundamento da igualdade e da dignidade humana.
Sem comentários:
Enviar um comentário
1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome e sem abreviaturas.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico.
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.