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segunda-feira, 19 de abril de 2004

O Abandono Escolar e o PNAPAE

Fui contactado pela Federação das Associações de Pais do Concelho de Gondomar cujas actividades e site merecem consulta. Além disso,se é pai e/ou encarregado de educação residente em Gondoamr associe-se ou entre em contacto com a FAPCA. A todos os professores, os pais/encarregados de educação apelo a que conheçam as actividades da Confederação Nacional das Associações de Pais. Há muito tempo que visito a sua página. Assinei hoje o seu livro de visitas.
Outro assunto que me leva a falar sobre Educação é o PNAPAE. Encontra-se o documento completo no ME e na CONFAP. A esse propósito li o artigo publicado no Público de 17/04/04,por Santana Castilho:"
Pnapae - A sigla significa Plano Nacional de Prevenção do Abandono Escolar. São 143 páginas que me deixam a sensação de terem sido escritas para que os autores sejam admirados, que não entendidos, por uma sociedade de parvos, em que eles são a excepção. Transcrevo duas pérolas deste exercício de tanto escrever e pouco dizer. Retiro-as da "versão síntese", página 5, linhas 2 a 5 e 9 a 10, respectivamente, quando o documento explana os seus dois conceitos-chave. Segurem-se:
" ... A resiliência escolar ou educativa, isto é, a capacidade do indivíduo ficar na escola, apesar dum conjunto de características dos subsistemas (o próprio indivíduo; a família; a escola; o meio envolvente) que motivariam para o abandono escolar..."
" ... O educational life-span, isto é, a prevenção do abandono escolar ao longo do ciclo de vida escolar e formativo dos sujeitos..."
Com conceitos-chave destes não vamos lá! Com tais doutos a tratar-lhe do "life-span", os jovens só mostram sanidade mental ao fugir da escola o mais rápido possível. E que não percam a embalagem e se pirem do país enquanto é tempo, é o meu conselho.
Há 30 anos que fazemos planos. Que ouvimos promessas. Que estabelecemos metas. Que discutimos e evocamos modelos. Que estabelecemos conceitos. Estamos fartos de tanta reflexão e nenhuns resultados. Notícia Completa

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