quarta-feira, 7 de abril de 2021

Mondego Vivo - Em Defesa do Rebolim e da Portela

Para: Câmara Municipal de Coimbra; Agência Portuguesa do Ambiente; Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro; Presidente da Assembleia da República

Esta petição pretende:

- A suspensão de todos os trabalhos danosos para o ambiente, ainda em curso, na zona entre a Portela e o Rebolim.

- A reflorestação urgente deste espaço com espécies autóctones, regenerando a galeria ripícola fundamental para a biodiversidade e para a gestão natural do rio e minorando o impacto da exposição dos solos e da degradação das margens.

No dia 26 de março às 17 horas, realizou-se uma Assembleia Pública para discutir coletivamente o futuro das margens do Rio Mondego e propor formas de resistência contra a ação danosa para o ambiente da terraplanagem efetuada pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC) na zona entre o Rebolim e a ponte da Portela.

A CMC procedeu ao desmatamento da área sem ter submetido esta ação a escrutínio público e sem apresentar qualquer estudo de impacto ambiental ou projeto para esta zona. A destruição da vegetação localizada nas margens do Mondego causou uma elevada perda de biodiversidade e expos os solos à força da erosão. Os terrenos entre o Rebolim e a Portela localizam-se no leito de cheia do Mondego, tendo a vegetação localizada nas suas margens um papel importantíssimo na manutenção do ecossistema, na diminuição dos gases de efeito de estufa, na filtração de escorrências de águas poluídas para o rio, na mitigação de cheias e na retenção de sedimentos.

O Rio Mondego é o mais comprido inteiramente em território nacional, sendo Coimbra a única cidade que ele atravessa. Salientamos, por isso, a importância histórica deste rio, outrora a nível do transporte e do trabalho e, atualmente, para uma vida saudável e equilibrada. As margens do Mondego devem ser espaços de fruição para toda a comunidade, mas têm também um valor natural intrínseco que deve ser protegido e conservado na sua integridade.

Desta forma, cabe-nos a nós, comunidade, adotar um olhar crítico sobre as políticas adotadas com dinheiro proveniente do erário público, escrutinar as ações do executivo e propor alternativas. Repensemos, em conjunto, o futuro das margens do Mondego e da nossa cidade.

Mais informações aqui: https://www.facebook.com/mondegovivo/posts/109990121184758

Sem comentários: