Páginas

domingo, 29 de setembro de 2013

Encontros Improváveis: Victor Hugo e Haendel- Care Selve



Care Selve de Haendel, da ópera Atalanta 
Care selve, ombre beate,
vengo in traccia del mio cor!

"Neste mundo o lindo é necessário. Há muito poucas funções tão importantes como esta de ser encantadora. Que desespero na floresta se não houvesse o colibri! Exalar alegrias, irradiar venturas, possuir no meio das coisas sombrias uma transmudação de luz, ser o dourado do destino, a harmonia, a gentileza, a graça, é favorecer-te. A beleza basta ser bela para fazer bem." - Victor Hugo


sábado, 28 de setembro de 2013

360 anos de Pachelbel



Johann Pachelbel-Suite for Lute
360º de harmonia e poesia.

Toda a biografia de Johann Pachelbel na Wikipedia

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Desigualdade para Todos (Inequality for All, no original)



The film explores the growth of economic inequality, and draws heavily on the work that EPI has done over the past 25 years.

In the decades following World War II, workers’ wages by-and-large rose alongside productivity. But since the 1970s, that relationship has broken down. While CEOs and financial executives have seen their pay skyrocket, wages have been flat for ordinary Americans (even those with a college degree) for the past decade. Add to that a minimum wage that has less purchasing power than it did in 1963 and it’s easy to see why Americans are concerned with economic inequality. It’s a challenge that came about thanks to policies set by those with the most economic power, and it’s something that can be fixed.

That’s why earlier this year, we launched inequality.is. The site walks you through how inequality affects you, how it affects the economy, how we created it, and what we can do to fix it. It even features a guest appearance from Robert Reich. (See also this blog post from Elise Gould for more about the site.)

Once you see Inequality for All, come back here for a more in-depth look at how this came about—and what we can do about it:

E-livro gratuito (em Castelhano) - Manual para Agricultores Ecológicos


"As sementes têm o poder de preservar a espécie, para melhorar a cultura e diversidade genética, para combater o monopólio económico e deter a progressão da conformidade nas suas múltiplas frentes .." - Michael Pollan 



Então eu compartilho este excelente livro, "Como obter suas próprias sementes, manual para os agricultores orgânicos". Baixar PDF: AQUI

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Documentário da Semana - Thrive: What On Earth Will It Take?


"Thrive” significa “Prosperar” e o título em português seria “Prosperar: O Que será necessário na Terra?”. O autor questiona vários acontecimentos mundiais que aparentemente não fazem sentido, como por exemplo, por que é que tão poucas pessoas prosperam no planeta, ou por que é que continua a aumentar o número de pessoas doentes e milhões de pessoas ainda morrendo de fome em pleno século XXI, entre outros. Para ter as respostas optou por seguir a pista do dinheiro. Desta forma o autor objetiva desmascarando a consolidação global de poder que poucas pessoas exercem sobre quase todos os aspectos das nossas vidas: tecnologia e energia, agrotóxicos e alimentação, medicina, medicamentos, controle financeiro e finalmente o controle populacional. “Thrive” também oferece algumas possíveis saídas deste poder, capacitando-nos com estratégias para a recuperação de nossas vidas e nosso futuro. O filme estreou no dia 11.11.2011 e pode ser assistido on-line, na página oficial em 10 línguas, entre elas, espanhol (Português não está incluído). Na internet agora circulam versões legendadas em Português como este vídeo.

Toda a informação aqui, no sítio Thrive

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Filme- United Natures


United Natures - mother earth rights, wild law, permaculture and environmental philosophy. All inforamtion here United Natures Movie

United Natures é realizado por Peter C Downey com Vandana Shiva (Seed Freedom), David Holmgren (permacultura), Helen Caldicott, Polly Higgins (Ecocide), Prof Stuart Hill (ecologia social) e muitos mais.

David Holmgren (nascido em 1955) é um designer ambiental, educador ecológico e escritor australiano. Ele é mais conhecido como um dos co-criadores do conceito de permacultura com Bill Mollison.

Pavan Sukhdev e a Corporação 2020


No livro "Corporação 2020", Pavan Sukhdev defende a transição para um novo modelo corporativo, que priorize o bem-estar humano e a preservação da natureza, sem deixar de gerar lucro.

“Corporação 2020 é a metáfora da mutação que vai revolucionar o próprio sentido da atividade empresarial para que a riqueza se traduza em prosperidade e o crescimento não vá além das fronteiras ecossistêmicas”, define o sociólogo Ricardo Abramovay, autor de "Muito Além da Economia Verde", primeiro livro publicado pelo selo Planeta Sustentável.

A obra ainda conta com dois prefácios escritos pelos especialistas Nicholas Stern, economista e autor do Relatório Stern – que mostra os custos das mudanças climáticas para a economia mundial – e Jochen Zeitz, ex-CEO da Puma. “Precisamos sair da era dos negócios que causam danos colaterais para a dos negócios que geram benefícios colaterais”, diz Zeitz no livro.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Edgar Morin - A crise da humanidade


Costumo dizer aos meus Alunos "A pior prisão é o teu coração fechado". Portanto, a crise maior é "obedecer" / "adormecer" / agarrar-se a "crenças".... mais que nunca é VER/ SENTIR/ PERCEPCIONAR o Outro. Com o Outro fazes o teu "mundo" maior, mais feliz, mais realizado. E ganhamos todos, sobretudo ao PARTILHAR, com mais Saúde, Segurança e Paz, um bem maior: a Terra.

domingo, 22 de setembro de 2013

No Brasil, dia 21 de Setembro é dia da Árvore - Cartaz, citação de Brecht e teledisco dos Minimal Compact

No Brasil, dia 21 de Setembro é dia da Árvore. As árvores são enormes reservatórios de água pública!

Cartaz elaborado por João Soares



sábado, 21 de setembro de 2013

Necrotecnologia

Angels of Liberty- Dead Tormented

Quando faço acções de Educação Ambiental recorro muito a bandas góticas e neo-góticas que nos alertam para o lado cada vez mais necrotecnológico da mão humana, nomeadamente armas em geral: armas químicas, armas biológicas e armas nucleares... e as suas consequências! 

When I do Environmental Education workhops I turn very neo-Gothic bands that alert us to the next increasingly necrotecnologic of the human hand- chemical, biological and nuclear weapons ... and its consequences!

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Charcos com Vida- Cartaz e Video de divulgação



A Campanha "Charcos com Vida" pretende incentivar as entidades aderentes a descobrir, valorizar e investigar os charcos e a sua biodiversidade. Para tal, as entidades são convidadas a realizar um conjunto de actividades de exploração científica e pedagógica, que visam contribuir para o conhecimento da biodiversidade e importância destes habitats, bem como sensibilizar e mobilizar a comunidade escolar e local para a preservação dos charcos enquanto reservatórios de biodiversidade e laboratórios vivos.



Esta campanha é direccionada para todas as escolas nacionais do ensino básico e secundário, sendo aberta à participação de outras entidades, como associações, câmaras municipais, centros de educação ambiental e particulares. Consoante a existência de charcos nas redondezas ou a disponibilidade de terrenos próprios com condições apropriadas, as entidades aderentes poderão adoptar um charco natural em áreas próximas ou construir um nas suas instalações, segundo as instruções fornecidas. 
Mais informações
Sítio/ Link 
Facebook 
Vídeo realizado por Lula Gigante Produções  2013

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

A Origem do Mundo, por Nuno Júdice

Conheça todo o trabalho e excelência criativa de Lisa Larson



De manhã, apanho as ervas do quintal. A terra,
ainda fresca, sai com as raízes; e mistura-se com
a névoa da madrugada. O mundo, então,
fica ao contrário: o céu, que não vejo, está
por baixo da terra; e as raízes sobem

numa direcção invisível. De dentro
de casa, porém, um cheiro a café chama
por mim: como se alguém me dissesse
que é preciso acordar, uma segunda vez,
para que as raízes cresçam por dentro da
terra e a névoa, dissipando-se, deixe ver o azul.

Nuno Júdice

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

The arms trade is Big Business

  • The top five countries profiting from the arms trade are the five permanent members of the United Nations Security Council: the USA, UK, France, Russia, and China.
  • The third world is often the destination for arms sales as the Control Arms Campaign also highlights graphically:
The third world imports most of the arms exported from the first world
Source: Control arms.org Ler todo o artigo aquiThe Arms Trade is Big Business

terça-feira, 17 de setembro de 2013

A comunidade que vive nos túneis de Las Vegas (com FOTOS)

[Fonte: Greensavers, 26 de Julho de 2013.
Nas profundezas da iluminada Las Vegas podem encontrar-se labirintos com 322 Km de extensão, que servem de casa a cerca de mil pessoas. 
Steven e a namorada Kathryn são dois desses inquilinos que decoraram a sua “casa” de 37 m2 com bastante perícia – no subsolo têm uma cama de casal, um guarda-roupa e até uma estante para os livros. O casal mudou-se para os confins de um túnel há cinco anos e decoram-no através da recolha do lixo à superfície. “O lixo de um homem é o ouro de outro”, diz Steven. A mudança deveu-se à perda do emprego de Steven, quando se tornou viciado em heroína. 
Outro casal, Amy e Junior, procuraram abrigo nos túneis quando perderam a sua casa, ao caírem também nas rédeas da droga, após a morte do filho com quatro meses de idade. 
No meio de todas estas histórias de vida, Matthew O’Brien é o jornalista que fundou a fundação The Shine A Light, destinada a ajudar as pessoas que vivem nestas precárias condições. “Estas são pessoas normais de todas as idades que perderam o rumo, geralmente após um evento traumático”, diz ele. “Muitos são veteranos de guerra que sofrem de stress pós-traumático.” 
Não se sabe quantas crianças vivem nos túneis da cidade, mas têm sido encontradas provas nesse sentido, como brinquedos e bonecos de peluche. O’Brien publicou também um livro, chamado Beneath The Neon, acerca destas pessoas que formam uma comunidade por debaixo da cidade.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Os elementos repetitivos do genoma humano também se misturam

O processo de troca de sequências de DNA entre cromossomas homólogos, chamado recombinação, é responsável por fazer com que todos os irmãos, filhos dos mesmos pais, sejam diferentes uns dos outros. Este processo só ocorre entre porções de cromossomas que têm sequências homólogas, prevenindo, dessa forma, a ocorrência de trocas ilegítimas. No entanto, o nosso DNA está repleto de locais repetitivos que são muito semelhantes entre si, podendo provocar eventos de recombinação anormais. Uma dessas sequências repetitivas são os elementos Alu. Estes elementos estão espalhados pelo nosso genoma e têm a capacidade de se copiarem e inserirem noutro local. Por essa razão, o genoma humano possui mais de um milhão de cópias Alu.

Por serem muito abundantes e semelhantes entre si, os Alus são capazes de promover recombinação ilegítima, provocando o aparecimento de aberrações cromossómicas. Estas aberrações cromossómicas podem levar ao surgimento de doenças como o cancro, mas também têm um papel importante na evolução dos genomas e no processso de especiação.
Aquando da recombinação entre Alus surge um novo Alu quimérico que pode ter capacidade de se copiar e de continuar a moldar o genoma dos primatas.

Este trabalho consistiu na identificação destes Alus quiméricos pois são muito úteis para detetar zonas do genoma que sofreram recombinação ilegítima, oferecendo a possibilidade de inferir sobre as alterações que ocorreram na diferenciação de espécies ou no aparecimento de doenças genéticas. [Fonte: aqui]
Para mais informações:

domingo, 15 de setembro de 2013

Música do BioTerra: Tuxedomoon- Les Odalisques

Tuxedomoon- Les Odalisques

"There is no ancient music. Score is ancient but when you play they are alive".
Jordi Savall

sábado, 14 de setembro de 2013

Smile

A smile is a curve that sets everything straight. ~Phyllis Diller Elisabeth Fraser emociona-me e toca no fundo do meu ser e anima-me a ser sempre mais capaz e mais longe e com Amor maior!

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Biofoto da semana- O pinheiro impossível que vive sobre Chapel Rock

Chapel Rock é uma estrutura de arenito localizado nas margens do Lago Michigan, no Parque Nacional Pictured Rocks (EUA). No topo desta rocha, aparentemente instável, cresce grande pinheiro com pouco terreno para o enraizamento ou alimentação. A árvore foi estendendo, em princípio, inexplicavelmente, as suas raízes até onde conseguisse a água e os nutrientes necessários para se manter vivo. Mais informações em Meio Ambiente

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Cartoon da semana: comunicação empresarial (pouco) efectiva




1. Bankers Anonymous- Europe’s finance ministers are due to vote soon on regulation to tackle food speculation. But the UK government wants to weaken the new rules, making it easy for addicted bankers to keep getting their gambling fix. Pls sign and share. Take action! 

2. Afinal em Portugal o peso dos salários da função pública está abaixo da média europeia. "Segundo a OCDE, a Noruega e a Dinamarca - esses países que teimam em ser os mais felizes do mundo - são os que têm mais funcionários públicos na Europa, e também os mais bem remunerados. O número em Portugal nem sequer chega à média europeia, e o peso/percentagem dos seus ordenados no PIB também é dos mais baixos." [Mário Candoso] 

3. Uma funcionária da fábrica chinesa que fabrica componentes das mais importantes marcas da electrónica mundial denunciou as condições de trabalho que a levaram a uma tentativa de suicídio. Em Londres, um estagiário morreu ao fim de 72 horas seguidas de trabalho. O que se passa nas grandes empresas? [Fonte Sol]

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Foto da Semana- Lutar não é Crime



Joseph Stiglitz  critica austeridade e defende mais investimento público e reformas. "Os piores mitos são os de que a austeridade vai recuperar a economia e de que uma maior despesa do Estado só faria o contrário".
Refere ainda o economista laureado com o Prémio Nobel de Economia 2001 “O consenso geral é que a maior parte dos países europeus não vão conseguir regressar aos mercados”, nota, explicando que só uma melhoria da sustentabilidade da dívida, que é medida pelo peso da dívida pública no Produto Interno Bruto (PIB), facilitaria um regresso aos mercados. No entanto, aponta, a troika subestimou a gravidade do impacto das suas políticas e as recessões causadas. Estas, ao fazerem cair o PIB, aumentaram o peso da dívida" afirmou ainda numa entrevista ao Expresso.

"A desobediência civil não é o nosso problema. O nosso problema é a obediência civil. O nosso problema é que pessoas por todo o mundo têm obedecido às ordens de líderes e milhões têm morrido por causa dessa obediência. O nosso problema é que as pessoas são obedientes por todo o mundo face à pobreza, fome, estupidez, guerra e crueldade. 

O nosso problema é que as pessoas são obedientes enquanto as cadeias se enchem de pequenos ladrões e os grandes ladrões governam o país. É esse o nosso problema."

COP18: Jakob Von Uexkull, Founder of World Future Council


Jakob Von Uexkull fundador do World Future Council fala sobre a necessidade de criar dinheiro novo para salvar o clima. Ele diz que é um absurdo que estejamos desestabilizando o clima porque dizemos que não há dinheiro, quando há meios de criar dinheiro novo. Ele descreve um 'feiticeiro económico' que conseguiu encontrar enormes somas de dinheiro para estabilizar os bancos e diz tudo o que é necessário para que o lobby do clima seja tão grande quanto o lobby dos bancos e exija dinheiro novo. Ele disse que isso teria um efeito benéfico para todos, ajudando a lidar com a economia, criar novos empregos e impulsionar uma transição de baixo carbono. Ele também fala sobre a necessidade de desafiar o modo de pensar business as usual, dizendo que triliões de dólares são usados para subsidiar isso enquanto não há mercado para as soluções de baixo carbono. Ele diz que as fontes de energia renovável não têm custos de exploração (o sol está aí para ser aprisionado), nenhum custo de distribuição (a produção de energia solar pode ser localizada) e quase nenhum custo ambiental.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Estudo: Estarão as espécies fisiologicamente adaptadas às alterações climáticas?

Numa "análise e síntese" de um estudo publicado recentemente (Julho de 2013) em Ecology Letters  verificou-se que as "habilidades" das espécies de se adaptar fisiologicamente para o aquecimento da temperatura são limitados, ao passo que existe ampla evidência da adaptação ao frio. Isto é, parece ser verdadeiro para animais ectotérmicos terrestres, endotérmicos e plantas. Uma das consequências desse padrão é que nichos térmicos (fundamentais), tendem a ser muito mais semelhantes em várias espécies do que normalmente inferida com estimativas do nicho realizado com modelos de nicho ecológico (também denominadas bioclimáticas). Outras consequências é que a adaptação ao aumento da temperatura é, em muitos casos, pouco provável sempre que envolvem  processos fisiológicos.

O artigo é de acesso livre e pode ser lido aqui: Heat freezes niche evolution

domingo, 8 de setembro de 2013

Música do BioTerra: Cocteau Twins- Cherry-Coloured Funk (Otherness-Version)

Cocteau Twins- Coloured Funk

"Is there anything
To be serious about beyond this otherness
That gets included in the most ordinary
Forms of daily activity, changing everything
Slightly and profoundly...."

John Ashbery

sábado, 7 de setembro de 2013

People are afraid to feel, and thus, afraid of Feels.


This great video for Animal Collective's 'Grass' single was shot by the band's friend, Superhate and edited in Paris in August - September 2005. Making use of negative super 8mm film, the video is composed of some beautifully coloured footage taken at a number of live shows throughout Europe between 2004 - 2005, and interspersed with some of Avey Tare's ink drawings.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Saiba como gerir o facebook com os seus filhos

9 formas de castigar os filhos usando o Facebook
É território completamente novo para os pais. À medida que as redes sociais vão evoluindo e ocupando cada vez mais espaço na vida das pessoas, também surgem novos usos em que não se tinha pensado antes.
site FACEBOOK lis250209 ln site FACEBOOKJá pensou em usar o Facebook como forma de castigar os filhos quando se portam mal? Não se trata de cortar o acesso à rede social, antes pelo contrário. 
Mashable ensina regras pouco convencionais para castigos, no mínimo, originais. Para que funcionem, os seus filhos têm de o ter na lista de amigos. 
Estas dicas são, na maioria, mais engraçadas que realistas, mas vale a pena dar uma olhada.

Ler artigo completo aqui

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Bioma Dança- filme


PT
A companhia de dança Capacitor filmou este vídeo na Floresta Nuvem de Monteverde na Costa Rica em 2007 com o apoio da Dra. Nalini Nadkarni, ecóloga e investigadora de florestas tropicais. Direção Artística de Jodi Lomask. Fotografia de Daniel Zox. Direção de filme de Amy Harrison.

EN
Capacitor dance company shot this video in the Monteverde Cloud Forest of Costa Rica in 2007 with the support of Dr. Nalini Nadkarni, forest canopy scientist. Artistic Direction by Jodi Lomask. Photography by Daniel Zox. Film Direction by Amy Harrison.



terça-feira, 3 de setembro de 2013

25 Indigenous Fruits and Vegetables Promoting Health All Over the World



As laranjas de Ermelo estão sinalizadas neste artigo excelente!!! A partilhar!! 

Amaranth, grown in many parts of Africa, is a great source of protein, vitamins, and minerals.(permiegardener / Flickr)

In a recent issue of the Barilla Center for Food & Nutrition’s periodical BCFN Magazine, titled Food for Health: Paradoxes of Food and Healthy Lifestyles in a Changing Society, Food Tank co-founder Ellen Gustafson observed that the Western diet has taken over the world in the past 30 years – and the results have been disastrous. Global obesity rates have doubled, pushing the growth of diet-related illnesses such as diabetes, hypertension, and heart disease.

The bad health effects of this diet, high in refined sugars and fats and full of processed grains and meat, have been observed worldwide. In an article series for Food Tank, the organization Brighter Green has written about the public health problems caused by the increasing availability of high-calorie, low-nutrient fast food in Mexico, China, and South Africa.

Unfortunately, traditional diets and indigenous crops that have reliably fed communities for centuries across the world are rapidly being replaced by unhealthy foods. The U.N. Food and Agriculture Organization (FAO) reports that approximately 75 percent of the Earth’s genetic resources are now extinct, and another third of plant biodiversity is predicted to disappear by the year 2050.

But initiatives like the World Vegetable Center (AVRDC)’s Vegetable Genetic Resources System and Slow Food International’s Ark of Taste are working to catalogue indigenous species of fruits and vegetables all over the world.

With the help of these incredible resources, Food Tank has compiled a list of 25 indigenous fruits and vegetables from regions around the world.

AFRICA
1. Amaranth: This versatile plant, which grows quickly in the humid lowlands of Africa, is a leafy vegetable typically consumed in places like Togo, Liberia, Guinea, Benin, and Sierra Leone. The plant thrives in hot weather and is an excellent source of protein, vitamins, and essential minerals, including calcium, iron, magnesium, potassium, and zinc.

2. Cowpea: Originating in central Africa, this legume is one of the region’s oldest crops. It is also drought resistant and can thrive in poor soil conditions. In addition to the peas, the leaves of the plant are also consumed as a vegetable.

3. Spider Plant: This green leafy vegetable, also known as “African Cabbage,” can flourish throughout Africa. It is high in protein, antioxidants, vitamins, and micronutrients.

4. African Eggplant: The plant is an important indigenous crop because it is high yielding, drought-resistant, stores well, and can be grown in poor soil. The leaves of the eggplant are also consumed, and it can represent an important income source for some families.

5. Argan: This tree, native to the southern coast of Morocco, produces fruit containing a valuable hard nut. This nut contains seeds which produce a deep yellow oil with an unmistakable, rich flavor. In Morocco, there are a number of women’s cooperatives dedicated to producing argan oil.

EUROPE
6. Perinaldo Artichokes: This popular thistle vegetable, valued for its tasty center, is native to the Mediterranean region and originally cultivated in ancient Greece. Perinaldo, a small Italian town near the French border, produces a variety of artichoke lacking spines or a choke and violet in color. The edible flower bud is a good source of fiber, vitamin C, folic acid, and various minerals. This variety of artichoke is drought resistant and very hardy.

7. Formby Asparagus: Formby asparagus is notable for its coloration: white base, green stem, and purple-tinged tip. The vegetable is rich in protein, fiber, vitamin B6, calcium, magnesium, and zinc. It is a valuable addition to any diet because it aids in protein synthesis, reduces calcium loss, and has antioxidant properties.

8. Filder Pointed Cabbage: The cruciferous vegetable provides a rich source of beta-carotene, vitamins C and K, fiber, and it serves as an antioxidant and anti-inflammatory. Cabbage can be stored cold for months at a time and is eaten in the dead of winter when other vegetables are dormant.

9. Målselvnepe Turnip: This hardy, root vegetable variety has been improved over the years through selective cultivation in Norway. It has an excellent, yet strong and distinct taste compared to other turnip varieties. It can be eaten raw, roasted, baked, and boiled, and is frequently used to enhance the flavor of soups, salads, stir-frys, and side dishes. The turnip is an excellent source of vitamin C and potassium.

10. Ermelo Orange: Produced in the town of Ermelo in northern Portugal, these medium-sized oranges are extremely sweet and juicy. Ermelo oranges are distinctive because they have a thin rind and are less fibrous. The fruit is grown on small plots of land overlooking Lima River and pesticides, insecticides, and chemical fertilizers are forbidden in the region.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Encontros Improváveis- Lillum e Simone Weil


Lilium- Sorry

Quise decirte y no pudeQuise besarte no lo hiceTe digo la verdadYo no puedo masQuerer asiYo no soy capaz
 
Get her to call and ask for meGet her to call and say I am sorry


"A Amizade não se Procura, Exercita-se" - Simone Weil

domingo, 1 de setembro de 2013

CLARICÍSSIMAMENTE...

Tagging Satellites- "Dehavilland Comet"

"... Enfim que é que se há de fazer senão meditar para cair naquele vazio pleno que só se atinge com a meditação. Meditar não precisa de ter resultados: a meditação pode ter como fim apenas ela mesma. Eu medito sem palavras e sobre o nada." ~ Clarice Lispector