terça-feira, 6 de junho de 2023

Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch


Falam do português ser difícil. Por causa dos _inhos e _inhas. Imaginem o gaélico. Já conhecem o nome mais longo no País de Gales? É uma pequena cidade na ilha de Anglsey e chama-se Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch. Traduzido significa "Saint Mary's Church in the hollow of the white hazel near a rapid whirlpool and the Church of St. Tysilio of the red cave".

Um meteorologista do Canal 4 surpreendeu o público da TV um dia, quando descreveu o tempo em Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch perfeitamente.

A atriz Naomi Watts fez um trabalho semelhante em março, quando contou a Jimmy Kimmel sobre a cidade, onde morou por três anos com os avós.

De acordo com o livro de 2005 de David Barnes, The Companion Guide to Wales, a vila foi originalmente chamada de Llanfair Pwllgwyngyll. Foi renomeado no século 19 para ganhar um recorde mundial do Guinness para o maior nome de estação ferroviária no Reino Unido - um título que ainda mantém hoje.

Se quiser aprender a pronunciar Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch, um site dedicado ao idioma galês tem um guia para esse fim.

Para saber mais:

Sem comentários: