domingo, 9 de outubro de 2022

Timothy Snyder - certeiro

O Caminho para o Fim da Liberdade: Rússia-Europa-América




Com o fim da Guerra Fria, a vitória da democracia liberal foi dada como garantida, mas atualmente sabemos que esta perspetiva foi prematura. O autoritarismo voltou a ser instituído na Rússia quando Putin desenvolveu um sistema político em torno da consolidação e do exercício do poder. Nos últimos seis anos, esse poder difundiu-se de leste para oeste, à medida que o nacionalismo começou a inflamar a Europa, encorajado pela propaganda e pela guerra cibernética russa. Enquanto países como a Polónia e a Hungria geraram reviravoltas árduas em direção ao autoritarismo, os problemas eleitorais de 2016 revelaram que os cidadãos dos EUA e do Reino Unido se revoltaram contra as políticas e os valores de longa data dos seus países.
Neste trabalho consistente e rigoroso sobre história contemporânea, Timothy Snyder expõe a verdadeira natureza da ameaça à democracia. Ao dar conta das escolhas cruéis - entre igualdade e oligarquia, individualidade e totalidade, verdade e falsidade - o historiador restabelece a nossa compreensão do mundo e do modo como vivemos, oferecendo-nos um caminho para a inservidão, a percorrer num momento de terríveis incertezas.

Saber mais:

2 comentários:

Carlos Faria disse...

Li-o em inglês há uns anos, marcou-me muito e desde então fiquei à espera que o líder da atual Rússia fizesse tremer o mundo... e já começou a fazê-lo, só não sei por que o deixaram chegar até este grau de poder global

João Soares disse...

Olá Carlos,
A sucessão de acontecimentos leva-me a crer que realmente o putinismo é uma era que vai ficar na História. Já é história, mas Putin é mesmo obstinado, estratego e torcionário. Ainda não imaginamos sequer o número de mortes civis nesta guerra. Como sempre há investigadores que nos alertaram, além de Timothy Snider temos a Anne Appelbaum e muitas reportagens sobre as derivas ditatoriais de Putin.