quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Portugal deveria construir uma Central Nuclear?




1. O custo do MWh produzido depende do fator de capacidade e da taxa utilizada para descontar os “cash flows” do projeto. Para o mostrar, construímos uma tabela para o grupo nuclear de 1420 MW.

Verifica-se que, para um fator de capacidade de 50% e uma taxa de desconto de 7,5%, o custo do MWh produzido é de $176.

Mesmo com valores de capacidade e taxas de desconto muito favoráveis, o nuclear fica com custos muito para lá do que se consegue com eólica ou solar.

2.A taxa de desconto é outro factor chave no custo do MWh produzido no qual 2.5% de redução da taxa de desconto vale mais que 10% de factor de capacidade durante toda a vida do activo.

A taxa de desconto depende desde logo da taxa de juro da república de longo prazo que neste momento se encontra a crescer.

Depende ainda do modelo comercial da energia produzida. Quanto menor o risco assumido pelos promotores, mais baixa será a taxa. Quanto mais longo for o contrato, menor será a taxa.

Uma taxa baixa consegue-se se o sistema assumir riscos de inflação, sobrecustos de construção e até mesmo um factor de capacidade mínimo tipo take-or-pay.

Hinkley C tem um contrato de 35 anos que a valores de 2021 é de £106/MWh. No ultimo leilão solar em Portugal, os preços fixaram-se em menos de 20€/MWh para 15 anos.

3.Um outro aspecto essencial do contrato será a questão da segurança e do risco de acidente. É óbvio que se constrói a central para que não haja acidentes e as centrais são tão seguras quanto é possível fazê-las, mas o contrato tem de prever o que acontece e como são geridos os custos.

Um projecto nuclear terá que ter um backstop a partir do qual os custos são assumidos pelo Estado. Quanto mais alto for o backstop, mais alta será a taxa de desconto.

4. No nosso modelo, considerámos que a construção levaria 6 anos. Mas o provável é que demorasse pelo menos 10 anos, e que os estudos prévios, demorassem 5 anos.

Qualquer atraso no início de funcionamento da central, atrasa o início de “cash flows” positivos, e tem um grande impacto no custo de MWh e ou rentabilidade do projecto.

No mundo real vale a pena olhar para os casos das centrais europeias recentes, de Hinkley C e de Olkiluoto 3, que tiveram tempos de construção de 17 anos.

5. Concluindo. A construção de uma central nuclear tem um custo do MWh nuclear não competitivo com o MWh renovável porque não trabalha horas suficientes para recuperar o investimento e precisa de um contrato comercial com baixo perfil de risco, difícil de assumir socialmente, para poder ser financiável

Sem comentários: