quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Fátima- Festival Católico

No dia 13 de Maio de 1946, a imagem de Nossa Senhora de Fátima foi coroada solenemente, e pela primeira vez, pelo Cardeal Bento Aloisi Masella, legado pontifício.

Por Joffre Justino
E, portanto, eu vou pagar para um Festival Católico, de copos, farra e uma missita? Um ataque à Liberdade Religiosa ! 
Serão nunca menos de 25 milhões de euros o quanto o Estado, central e local pagará para que o papa Francisco venha abençoar umas dezenas de milhar de miúdos provavelmente católicos!
Serão cerca de 36 mil salários mínimos que se desperdiçarão para que entrem,  para uns tantos negociados pela igreja católica, comerciantes de cerveja, bebidas não naturais e umas tantas refeições e algumas compritas entre Lisboa e VFXira - o ato turístico menos rentável de sempre !
[...]
E para sustentar uma igreja que não atinge sequer os 30% dos portugueses e residentes,  e que,  supondo que serão 1 milhão de ativistas vezes 1 euro vezes 52 semanas ( a missa dominical) teremos uma receita sem custo fiscal da ordem dos 52 milhões euros ano,  sem pensar em Fátima e no seu Turismo religioso, nas receitas editoriais,  radiofónicas etc!  
E a esta mais que rica organização,  o Estado, acima do que já despende com a Concordata vai entregar / gastar  25 milhões de euros perdendo a oportunidade de disponibilizar para a economia cidadã 36 mil salários mínimos nacionais !? 
A Liberdade Religiosa, ela mesmo, fica largamente diminuída com esta despesona injustificável com uma única das  igrejas que existem em Portugal! 
Será que no Estado, no Governo, não se pondera em tal? Que não há entre os católicos no governo bom senso?
Note-se eu não sou ateu, creio num Deus Único, sou um cristão que cada vez mais se sente afim dos Bahai, que gostam de conviver com todas a religiões, que respeitam e amam todos os manifestantes de Deus, que não sustentam luxos, nem guerras, que vivem do que a sua comunidade lhe pode proporcionar,  que não tem padres ou pastores ou freiras profissionais, não intermediando portanto a relação da Pessoa com Deus ! 
Mas acho inaceitável que os meus impostos sustentem qualquer religião,  porque a fazê-lo em nome de um possível dinamizar da Liberdade Espiritual então que se apoie cada religião consoante o seu número de fiéis e ponto final! 
Defendo sim a dinamização de uma vida espiritual no país,  mas tal tem de atender aos equilíbrios reais na sociedade, do peso de cada comunidade espiritual, e tem de ter como princípio que o Estado não pode estar na mão de nenhuma dessas comunidades em nome da Liberdade Religiosa pois isso é a Laicidade neste século XXI ! 
Agora a este fartar vilanagem Jesus Cristo chamar-lhe-ia um pecado,  perante os que no país e no mundo estão no limiar e abaixo do nível de pobreza! 
Umas dezenas de milhar de Jovens querem orar em conjunto, no contexto da sua religião, ao seu Deus e convivendo querem divertir-se? 
Acho ótimo! 
Lembro sempre que o primeiro milagre de Jesus Cristo terá sido a transformação de água em vinho, para animar a festa de um casamento, como a multiplicação dos pães para alimentar os presentes num seu evento espiritual,  mas não o fez à custa do poder romanos, pelo contrário, a Deus o que é de Deus a César o que é de César, mostrando como o Movo Testamento é o primeiro documento Laico da sociedade judaico-cristã!

Sem comentários: