segunda-feira, 8 de agosto de 2022

Documentário: Porque os insetos são importantes



Muitos insetos tornaram-se aliados dos cientistas. Alguns os usam como indicadores de poluição ou informantes da polícia, outros como inseticidas biológicos ou auxílios agrícolas.

Variabilidade de escaravelhos

Alguns insetos produzem substâncias úteis para o homem, como o mel, a cera, a laca e a seda.

As abelhas e os bichos-da-seda têm sido criados pelo homem há milhares de anos e pode dizer-se que a seda afetou a história da humanidade, através do estabelecimento de relações entre a China e o resto do mundo.



Em alguns lugares do mundo, os insetos são usados na alimentação humana, enquanto em outros são considerados tabu.

As larvas da mosca doméstica eram usadas para tratar feridas gangrenadas, uma vez que elas apenas consomem carne morta e este tipo de tratamento ainda é usado.

Muitos insetos, especialmente os escaravelhos, são detritívoros, alimentando-se de animais e plantas mortas, contribuindo assim para a remineralização dos produtos orgânicos. Também, há escaravelhos que se utilizam de excrementos na alimentação.

O papel na natureza e na vida do homem

Os insetos são o grupo de animais mais diversificado existente na Terra.

Como o maior e mais largamente distribuído grupo de animais artrópodes do planeta, os insetos representam mais que 70% de todas espécies de seres vivos descritos.

Embora não haja um consenso entre os entomologistas, estima-se que existam de 5 a 30 milhões de espécies viventes de insetos das quais cerca de 1 milhão destas espécies já foram catalogadas

Sem comentários: