terça-feira, 19 de julho de 2022

Workshop Floresta e Bioenergia - Será a floresta uma verdadeira solução para a produção de energia?


Numa altura em que se discute a necessidade de maior ambição no combate às alterações climáticas para cumprir o Acordo de Paris, e alcançar a neutralidade carbónica em 2050, a nível Europeu a floresta é tida por muitos como solução energética, especialmente face à urgente necessidade de fechar as centrais a carvão. Para a União Europeia, a utilização da floresta é tida como renovável e neutra em carbono, tendo em consideração que esta irá sequestrar esse carbono num ciclo que não implica um acréscimo de carbono para o sistema, como acontece com os combustíveis fósseis.Em Portugal, fruto de um política de promoção da queima de biomassa florestal residual como solução para a limpeza das florestas e em simultâneo para contribuir como energia limpa, que se iniciou em 2006, até ao final de 2022 teremos instalados cerca de 280 MW em centrais de biomassa dedicadas ou em regime de cogeração, na maioria das situações subsidiadas pelo consumidor de eletricidade. 

Até ao momento, em Portugal, a eventual conversão de centrais a carvão para biomassa ainda não é um dado adquirido. Nem sempre a opinião relativamente à aposta na biomassa como fonte de energia renovável é unânime. 

Levantam-se questões quanto à renovabilidade do recurso, uma vez que não há garantia que a biomassa florestal residual seja suficiente para alimentar as centrais de biomassa instaladas. Assiste-se a uma competição da indústria por um recurso que pode ser escasso, e acresce que a existência de subsidiação desequilibra o mercado. E permanece a grande dúvida: a substituição de queima de carvão por biomassa é uma solução ou será afinal a criação de um novo problema?

São estas e outras questões que irão ser debatidas no Workshop, envolvendo de forma aberta as diferentes partes interessadas, já que a sua opinião será importante para clarificar o presente e o futuro de uma floresta que se pretende explorada de forma sustentável e numa lógica de economia circular.

Este Workshop contou com as seguinte intervenções:

O papel da biomassa (residual florestal) no setor das energias renováveis. Luis Gil – DGEG – Direção-Geral de Energia e Geologia
O presente e futuro da bioenergia.Nuno Neto – Navigator
O impacte da substituição do carvão por biomassa.Filipe Duarte Santos
Estamos a comprometer a sustentabilidade de toda uma fileira?João Gonçalves – Centro PINUS
MODERADOR: Francisco Ferreira

Sem comentários: