terça-feira, 12 de julho de 2022

Documentário: Os novos guerreiros de campo


Para se livrar de pragas que se alimentam de plantações sem pesticidas, os agricultores estão experimentando o uso de seus predadores naturais. Guerreiros de eficiência formidável, que você tem que saber controlar.

Uma joaninha que come pulgões de maçã, uma vespa que destrói lagartas comedoras de milho, um vírus que neutraliza a mariposa da videira: em todos os lugares, os agricultores estão se voltando para os predadores naturais de parasitas, estimulados por pesquisas científicas que oferecem novas perspectivas . Eles são, de fato, segundo alguns pesquisadores, aliados de escolha para livrar a agricultura dos agrotóxicos, cujos efeitos nocivos são comprovados.

Revolução?

Se alguns ainda se recusam a mudar suas práticas, na Europa, no Brasil ou na Índia, milhões de produtores já se arriscaram e adotaram bioprotetores. A pesquisa pública foi a primeira a se interessar, mas a indústria agroquímica agora está investindo pesado no setor. A técnica, promissora, está, no entanto, longe de ser infalível. Uma revisão detalhada meticulosa dos avanços biológicos no campo de pequenos animais.

Os novos guerreiros de campo
Documentário de Claude-Julie Parisot (França, 2016, 53mn)
Disponível até 21/09/2022

Sem comentários: