terça-feira, 7 de junho de 2022

Hoje é dia mundial da Segurança dos Alimentos


O Dia Mundial da Segurança dos Alimentos, celebrado a 7 de Junho, foi instituído pela ONU em 2018 como forma de marcar a importância de todos os consumidores terem acesso a uma alimentação segura e destacar o papel que todos os intervenientes na cadeia de produção têm a desempenhar, do campo à mesa, para garantir que os alimentos que consumimos são seguros e não causam dano à nossa saúde.

O acesso a alimentos seguros é um direito e constitui uma garantia de bem-estar para os consumidores.
A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, enquanto Autoridade responsável pela Gestão do Sistema de Segurança dos Alimentos, desempenha um papel fundamental na garantia da segurança dos alimentos disponíveis para consumo, realizando controlos oficiais ao longo da cadeia alimentar e divulgando normas e orientações no âmbito da Segurança dos alimentos.

A DGAV, em alinhamento com as políticas concertadas a nível europeu, integra igualmente, os princípios estabelecidos na Estratégia do Prado ao Prato, apresentada pela Comissão Europeia em 2020 com vista a uma produção mais sustentável de alimentos mais saudáveis, contribuindo para a garantia da segurança dos alimentos nos setores da produção e da transformação da cadeia alimentar.

O tema deste ano incide sobre Alimentação Segura, Melhor Saúde. O acesso a alimentos seguros é essencial para a saúde e o bem-estar das pessoas, dos animais e do meio ambiente. Alimentos seguros permitem o máximo aproveitamento do seu valor nutricional, com inerentes benefícios.

A alimentação segura é essencial para promover a saúde do consumidor e acabar com a fome mundial, dois principais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.​​

Sem comentários: