domingo, 26 de junho de 2022

Documentário: A defensora da Terra (The Earth's Lawyer)


Nosso mundo conhece quatro crimes internacionais: crimes de guerra, genocídio, tortura e crimes contra a humanidade. O juiz de instrução espanhol Baltasar Garzón e a advogada escocesa Polly Higgins acreditam que esta lista de graves violações do direito internacional deve ser ampliada com um quinto: o ecocídio. Será que Higgins e Garzón conseguirão obter apoio suficiente para obter o reconhecimento do ecocídio?

A escocesa Polly Higgins foi ridicularizada quando proclamou pela primeira vez que a Terra precisa de um advogado. Que aqueles que causam destruição ecológica devem ser responsabilizados e, portanto, processados, intimados e punidos. Originalmente uma advogada, Higgins agora dedica inteiramente sua vida e trabalho à Terra, como uma eco-ativista legal. Desde 2011, ela lidera o movimento internacional contra o ecocídio. Esta é a destruição em larga escala de nossos ecossistemas.

VPRO Backlight segue Polly Higgins e os seus “guardiões da terra” em suas missões ao longo de 2015, um ano que, mais do que qualquer outro ano, oferece uma “janela de oportunidade”. Incluindo Baltasar Garzón (jurista), Michael Baumgartner (dirigente do Greenpeace Suíça) e Bronwyn Lay (advogada ambiental, Austrália).

Polly  Higgins viria a falecer em 21 de abril de 2019.

Ler mais:
Earth’s lawyer: Barrister’s dream to make ecocide a crime may soon be coming true

Sem comentários: