sábado, 25 de junho de 2022

A verdadeira riqueza: uma economia de plenitude


Em True Wealth (intitulado Plenitude em capa dura), a economista e co-presidente do conselho da New Dream, Juliet Schor, oferece uma declaração intelectual inovadora sobre a economia e a sociologia do declínio ecológico, sugerindo uma mudança radical na forma como pensamos sobre bens de consumo, valor e formas viver: uma economia de plenitude.

Respondendo ao nosso momento atual, a True Wealth coloca a sustentabilidade em seu centro. Mas não é um paradigma de sacrifício. Em vez disso, é um argumento que, por meio de uma grande mudança para novas fontes de riqueza, tecnologias verdes e diferentes formas de vida, os indivíduos e o país como um todo podem realmente ficar em melhor situação e economicamente mais seguros.

Como observa Schor, a plenitude já está surgindo. Em pequenas colectividades dos EUA e do mundo, as pessoas estão ocupadas criando estilos de vida que oferecem uma saída para o ciclo de trabalho-consumo-trabalho. A vida destes pioneiros é escassa em bens de consumo convencionais e rica em recursos recém-abundantes de tempo, informação, criatividade e comunidade.

Agricultores urbanos, D.I.Y, bioconstrutores - todos estão espalhando seus riscos e estabelecendo novas fontes de rendimento e saídas para a aquisição de bens de consumo. Em conjunto, estas tendências representam um movimento de afastamento do mercado convencional e oferecem um caminho para uma vida eficiente e recompensadora numa era de preços altos e escassez de recursos tradicionais.

Sem comentários: