quarta-feira, 11 de maio de 2022

Fábricas portuguesas são das mais poluentes da Europa


Portugal tem a segunda pior performance da União Europeia no que às emissões da indústria diz respeito. O rácio português - medido pelas emissões de partículas finas dividido pelo valor acrescentado bruto da indústria - é de 0,82, oito vezes acima do rácio espanhol, que é de 0,10, e 40 vezes acima do alemão, que é de 0,02.

A média da União Europeia (UE) é de 0,07, menos quatro centésimas do que em 2008. Portugal também melhorou, passou de 0,99 para 0,82 no mesmo período. Pior só a Letónia, cujo rácio é de 0,84 e se agravou comparativamente a 2008, quando era de 0,65. Os dados são da Pordata, cuja diretora fala numa indústria "muito poluente" e que tem, ainda, "um longo caminho a percorrer". Luísa Loura lembra, ainda, que o facto de termos uma economia que cresce pouco ajuda a agravar este rácio. "Emitimos demasiadas partículas para o que conseguimos valorizar a nossa indústria. Neste jogo Portugal está mal porque não consegue acrescentar riqueza na economia que compense o que está a emitir", frisa.

Estes são apenas alguns exemplos dos muitos dados sobre energia que a Pordata, a base estatística da Fundação Francisco Manuel dos Santos, compila e que, a propósito do Dia da Europa, que hoje se assinala, procurou dar destaque, atendendo a que o tema tem marcado a agenda política e económica da UE.

"Desde a eclosão da guerra na Ucrânia que a discussão em redor da produção, consumo, eficiência e transição energética se tem intensificado, à medida que a União Europeia tenta reduzir a sua dependência energética em relação à Rússia", lembra a Pordata, que acredita que o tema vai continuar a marcar a geopolítica europeia nos próximos anos.

Que energia é produzida na Europa, quais os países mais dependentes de importações, quem paga mais pela tarifa de eletricidade e de gás ou como está a evoluir a transição energética na UE são algumas das questões a que a base estatística da Fundação Francisco Manuel dos Santos procura dar resposta.

Sem comentários: