domingo, 10 de abril de 2022

Documentário: Árvores Inteligentes


Árvores Inteligentes (Trailer) from Dorcon Film on Vimeo.

Documentário que explora a forma como as árvores comunicam entre si, a partir das observações de um engenheiro florestal e do microscópio de uma cientista.

As árvores conversam, conhecem laços familiares e cuidam de seus filhos? Isso é estranho demais para ser verdade? A cientista Suzanne Simard (Universidade de British Columbia, Canadá) e o autor alemão Peter Wohlleben vêm observando e investigando a comunicação entre as árvores ao longo de décadas. E as suas descobertas são surpreendentes.

As árvores são muito mais do que fileiras de madeira à espera de serem transformadas em móveis, edifícios ou lenha. São mais do que organismos que produzem oxigénio ou limpam o ar para nós. São seres individuais que têm sentimentos, conhecem a amizade, têm uma linguagem própria e cuidam uns dos outros. Este documentário explora as várias maneiras pelas quais as árvores se comunicam entre si a partir das observações de um engenheiro florestal, bem como através do microscópio de uma cientista.

“Se os temas de harmonia, conexão e colaboração entre humanos e árvores no filme Avatar o inspiraram, fique por perto. Essa ficção foi inspirada, em parte, por árvores da vida real ... Mas há mais. Muito mais. E tem implicações globais para todos nós.” (Rachel Clark, Psychology Today).

“Juntos, Wohlleben e Simard são uma equipa dos sonhos das árvores." (Melissa Breyer, "Trees Can Form Bonds Like an Old Couple and Look After Each Other", Treehugger.com).

Página Oficial

Saber mais:
Biografias
Páginas Oficiais

Sem comentários: