terça-feira, 8 de março de 2022

Há mais de 73 mil espécies de árvores no mundo


Quantas espécies de árvores existem no mundo? A estimativa mais recente aponta para mais de 73 mil, entre elas mais de 9 mil por identificar e que podem permanecer desconhecidas ou desaparecer devido a fatores como as alterações climáticas ou a desflorestação.

Ninguém sabe ao certo qual o número de espécies de árvores no mundo, mas um novo estudo concluiu que serão mais de 73 mil, um acréscimo de 14% em relação àquelas que se estimava existirem anteriormente. Contudo, deste total, mais de 9 mil ainda estão por descobrir.

Os resultados fazem parte do estudo “The number of tree species on Earth”, publicado na revista científica “Proceedings of the National Academy of Sciences”. A informação divulgada dá conta de que cerca de quatro em cada 10 espécies ainda não descobertas se encontrem na América do Sul, nomeadamente na Amazónia. É nesta região do mundo que se concentra a grande maioria das espécies conhecidas (cerca de 27 mil), e que se estima a existência de outras 4 mil ainda por identificar.
Continente
Espécies observadas
Espécies por descobrir
Alguns biomas hotspots de espécies por descobrir
Global
64,088
9,186
África
10,441
1,434
Florestas tropicais/subtropicais húmidas e secas, principalmente na bacia do rio Congo
Eurásia
14,071
2,193
Florestas tropicais/subtropicais húmidas e secas, principalmente no Sudeste Asiático
América do Norte
8,646
2,485
Florestas tropicais subtropicais húmidas e secas, principalmente na América Central
América do Sul
27,186
3,926
Florestas tropicais/subtropicais, pastagens naturais, savanas e matagais, principalmente na bacia do rio Amazonas e nas altas montanhas do Andes
Oceânia
6,68
1,555
Florestas húmidas tropicais/subtropicais, principalmente no nordeste da Austrália e nas ilhas do Pacífico
Fonte: https://www.pnas.org/content/119/6/e2115329119

Estes resultados fazem da América do Sul uma região prioritária para a conservação das espécies de árvores no mundo, em particular à luz da “atual crise das florestas tropicais”, resultante de impactes causados pelas atividades humanas, como a desflorestação, os incêndios e os efeitos das alterações climáticas. Estes fatores podem levar a que muitas destas espécies continuem por descobrir, lê-se no estudo.

Na Eurásia (região formada pela Europa e Ásia) concentram-se mais de 14 mil espécies conhecidas e estima-se que haja cerca de duas mil por identificar, revela o estudo. Segue-se a África (10.441 conhecidas e 1.434 desconhecidas), a América do Norte e Central (8.646 conhecidas e 2.485 desconhecidas) e a Oceânia (6.680 conhecidas e 1.555 desconhecidas).

Para chegar a estes resultados, os investigadores apoiaram-se em dois grandes bancos de dados: o Global Forest Biodiversity Initiative, que reúne informação recolhida em mais de 70 países, e o TreeChange, que reúne dados sobre 65 mil espécies documentadas. O trabalho permitiu identificar mais de 40 milhões de árvores pertencentes a cerca de 64 mil espécies. No entanto, segundo as estimativas efetuadas, existirão mais de 73 mil espécies de árvores no mundo, pelo que ainda falta descobrir cerca de 12%.

Evolução e extinções das espécies de árvores no mundo

Além de permitir estimar o número de espécies existentes e o daquelas que ainda não são conhecidas, este estudo contribui também para inferir os mecanismos evolutivos que geraram esta diversidade, ajudando a prever como esses mecanismos poderão funcionar no futuro. Ao mesmo tempo, contribui para a avaliação dos sistemas que podem ser mais resilientes às mudanças globais.

Uma vez que muitas destas espécies ainda não identificadas são raras e, como tal, mais vulneráveis, aprofundar esta informação é essencial para definir estratégias de preservação e, ao mesmo tempo, recolher material genético que ajude a ampliar conhecimentos e a prevenir extinções.

O artigo foi publicado originalmente em Florestas.pt.

Sem comentários: