quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Universidade de Coimbra desafia estudantes a darem resposta aos desafios da sustentabilidade


A Universidade de Coimbra (UC) está a desafiar os seus estudantes e os do ensino secundário de Portugal e do Brasil, a desenvolver projetos concretos e viáveis que respondam aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Através da UC Challenges for Global Sustainability serão escolhidos projetos com potencial de transformação e replicação, e com capacidade de contribuírem para um mundo melhor seguindo estes temas prioritários da Agenda 2030. A ideia é que estes sejam desenvolvidos posteriormente com o apoio da Universidade.

No caso dos alunos do secundário, é pedido que apresentem um projeto para responder aos desafios globais relacionados com pelo menos um dos ODS. No que diz respeito aos estudantes universitários, devem apresentar um projeto que responda a um de cinco desafios relacionados com “Alimentação e Desperdício”, “Alterações Climáticas e Água Acessível”, “Desigualdades Sociais e Económicas”, “Saúde e Qualidade” ou “Smart Cities Sustentáveis”. Após submeterem as propostas, os participantes terão a oportunidade de frequentar a UC Global Sustainability Academy, que dá acesso a formações online com intervenções inspiradoras de especialistas na área da sustentabilidade e onde poderão aprofundar os conhecimentos e desenvolver o projeto. Os candidatos selecionados para a segunda fase serão apoiados no desenvolvimento do projeto por mentores e participarão num bootcamp na Universidade de Coimbra, que inclui formação, conversas inspiradoras e motivacionais e reuniões com especialistas. A realização, acompanhamento e mentoria dos projetos são apoiados pela Portugal Inovação Social, através de Fundos da União Europeia. No final, serão premiadas três equipas no escalão do ensino secundário e uma equipa no escalão dos estudantes universitários. As equipas vencedoras poderão implementar os seus projetos com o apoio da Universidade de Coimbra e ganham um certificado de formação e prémios.

A iniciativa está alinhada com o compromisso da UC, que tem a ambição de ser a primeira a nível nacional a atingir a neutralidade carbónica até 2030, com o desenvolvimento de uma política de sustentabilidade ambiental e da consciencialização da comunidade. De recordar que esta ficou classificada, em 2021, no top-25 mundial (e 1.ª a nível nacional) no Times Higher Education Impact Ranking, o barómetro global que avalia o desempenho das instituições de ensino superior no cumprimento dos ODS da ONU.

“A Universidade de Coimbra tem vindo a desenvolver um trabalho de grande importância na sensibilização dos seus alunos, colaboradores e comunidade em geral para os desafios da sustentabilidade nas suas várias dimensões”, afirma a Vice-Reitora Cristina Albuquerque. “A iniciativa UC Challenges for Global Sustainability enquadra-se nessa visão e visa educar e sensibilizar os estudantes para a importância dos ODS, criando também uma oportunidade de aprendizagem prática e promovendo a compreensão do papel que podem desempenhar na construção de um futuro mais sustentável”.

As inscrições estão abertas até 25 de fevereiro, no site.

Sem comentários: