domingo, 23 de janeiro de 2022

Sexta Extinção em Massa está em curso: planeta já perdeu até 13% das espécies


A sexta extinção em massa da biodiversidade do planeta está em curso, de acordo com um novo estudo que confirma alertas anteriores de que as espécies da Terra estão a morrer em ritmo acelerado nos últimos séculos, nomeadamente o relatório IPBES (2019).

Até agora, o planeta passou por cinco grandes eventos de extinção marcados pela perda de biodiversidade em massa devido a fenómenos naturais extremos. Mas o atual é inteiramente causado por atividades humanas, segundo o estudo.

Até agora, o planeta passou por cinco grandes eventos de extinção marcados pela perda de biodiversidade em massa devido a fenómenos naturais extremos. Mas o atual é inteiramente causado por atividades humanas, segundo o estudo. Embora os registos oficiais sugiram que cerca de 900 espécies estão extintas, os investigadores disseram que o verdadeiro número de mortes excede em muito a taxa normal de extinções no planeta, estimando que entre 150 mil a 260 mil dos quase dois milhões de espécies conhecidas já tenham sido extintas desde por volta do ano 1500.

“Taxas de extinção de espécies a subir drasticamente e um abundante declínio de muitas populações de animais e plantas estão bem documentados, mas alguns negam que esses fenómenos representem uma extinção em massa”, disse Robert Cowie, principal autor do estudo da Universidade do Havaí em Manoa.
Segundo a equipa de investigação, essa negação deve-se a uma visão tendenciosa da crise que se desenrola, que se concentra apenas em mamíferos e aves, ignorando a taxa de mortalidade de invertebrados, que constituem cerca de 95% das espécies animais conhecidas. 

Saber mais:

Sem comentários: