quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Jane Goodall entra na polêmica das macrofazendas e pede que Espanha lidere sua proibição

O etólogo, galardoado com o Prémio Príncipe das Astúrias de Investigação Científica e Técnica 2003, destaca os efeitos da pecuária industrial e das macro-fazendas no ambiente, nos seres humanos e nos animais

- Os dados que mostram que as macro-fazendas tiraram a Espanha da legalidade ambiental


A etóloga pioneira no estudo dos chimpanzés selvagens, Jane Goodall, entrou na polémica que existe atualmente em Espanha sobre as macrofazendas após as várias interpretações de algumas palavras do Ministro do Consumo, Alberto Garzón , no jornal britânico The Guardian . "Li que há um debate na Espanha, como de fato em muitos países do mundo, sobre o impacto da pecuária intensiva no meio ambiente, na biodiversidade e nas mudanças climáticas", diz o Mensageiro da Paz da ONUe o Prêmio Príncipe das Astúrias, que garante que, ao conhecer alguns fatos sobre a pecuária industrial, ficou chocado: "Eu cresci em um mundo onde os animais de fazenda pastavam, brincavam ou cacarejavam do lado de fora. Estava no meu prato e pensei 'isso representa o Medo, a Dor e a Morte de cada animal'. Então me tornei vegetariano e, depois de aprender sobre o cruel confinamento de vacas leiteiras e galinhas poedeiras, agora sou maioritariamente vegano."

É por isso que agora celebra que há cada vez mais "cientistas, associações, cidadãos e políticos responsáveis ​​que alertam para os perigos deste tipo de gado" e lança um calvário à Espanha: "Talvez a Espanha possa assumir um papel de liderança na proibição das fazendas industriais e criar campanhas para educar todos os cidadãos a compreender seu impacto negativo no meio ambiente, na saúde humana, na economia e no bem-estar de bilhões de animais sensíveis, cada um dos quais é um indivíduo com personalidade e sentimentos semelhantes aos de nossos animais de estimação, nossos amados gatos e cachorros."

Goodall compartilhou essas reflexões também explicando o que a pecuária industrial implica. Primeiro, fala sobre ameaças ao meio ambiente. "Os bilhões de animais nas fazendas industriais devem ser alimentados. Vastas áreas são desmatadas para cultivar grãos para alimentação, uma enorme quantidade de combustíveis fósseis é usada para transportar grãos para os animais, animais para abate e carne para a mesa, o que contribui para uma maior Emissões de CO2. Muita água é necessária para transformar proteína vegetal em animal. Os animais produzem grandes quantidades de metano, um gás de efeito estufa, durante a digestão. O uso de pesticidas químicos, herbicidas e fertilizantes artificiais em terras agrícolas tem um sério efeito adverso sobre a biodiversidade. Os dejetos animais armazenados em lagoas ao ar livre emitem gases nocivos, incluindo amônia, e há descargas que poluem a terra e a água. De fato, este continua sendo um grande problema na Espanha, um dos principais produtores mundiais de carne suína”.

O especialista também fala de ameaças à saúde humana. "Nossa falta de respeito pelos animais também levou ao tráfico de animais selvagens: os animais são frequentemente vendidos e confinados em condições insalubres em mercados de animais selvagens, onde um patógeno pode passar de um animal para um humano; se ele se juntar a uma célula do corpo humano, um novo A doença zoonótica pode ser produzida. O Covid-19 quase certamente começou em um mercado de vida selvagem chinês. Mas muitas doenças zoonóticas também se originam em fazendas industriais onde os animais estão lotados ", diz ela.

Por outro lado, "grandes fazendas industriais deslocam pequenas fazendas que realizam pecuária extensiva, e porque a maioria das empresas é automatizada e as empresas competem para produzir alimentos baratos com poucos trabalhadores mal pagos". E, por fim, também se refere ao bem-estar dos animais: "O Parlamento espanhol acaba de aprovar uma lei que reconhece que animais domésticos como cães ou gatos são seres sencientes, mas isso também vale para outros animais, como porcos, vacas ou pássaros explorados, ou touros ainda torturados em certos 'shows' tradicionais. A magnitude de seu sofrimento é quase inimaginável... bilhões de animais incapazes de expressar seu comportamento natural ou de escapar do destino cruel que lhes foi imposto."

"A hora de agir é agora", conclui Goodall.

Fonte: aqui

Sem comentários: