quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Nemonte Nenquimo – Indigenous Guardianship is Key to Halt the Climate Crisis


Há milénios as comunidades indígenas são guardiãs de seus ambientes, protegendo a flora e a fauna, usando os seus conhecimentos e sabedorias tradicionais transmitidos por gerações para viver em equilíbrio dentro de seus ecossistemas. Hoje os povos indígenas protegem 80% da biodiversidade que resta no mundo, e proteger essas terras e águas é crucial para mitigar a crise climática, porque essas áreas de biodiversidade estão entre os principais sumidouros de carbono do planeta. Os povos indígenas são os proprietários ancestrais de quase metade da floresta intacta deixada em toda a Bacia Amazónica.

Nemonte Nenquimo, líder da comunidade Waorani no Equador e membro fundador da organização sem fins lucrativos liderada por indígenas Ceibo Alliance e sua parceira, Amazon Frontlines, debatem-se para que se respeite os direitos reconhecidos internacionalmente dos povos indígenas de decidir o futuro dos seus territórios, culturas e vidas é criticamente urgente para a proteção da floresta tropical mais importante do mundo, nosso clima e a vida em nosso planeta.

Nemonte Nenquimo foi nomeada uma das 100 pessoas mais influentes  na Terra em 2020, pela revista Time (a única mulher indígena da lista) e ganhou o prestigioso Prémio Ambiental Goldman, entre outros grandes prémios, por suas lutas contra os estragos da perfuração de petróleo nas terras ancestrais de seu povo .

Sem comentários: