segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Eunice Foote, a feminista (esquecida) que antecipou a ciência do clima

Defensora ferrenha dos direitos das mulheres e cientista amadora, ela foi a primeira pessoa a teorizar sobre a correlação entre o aumento do CO2 na atmosfera e o aquecimento global. No entanto, sua contribuição passou despercebida até 10 anos atrás.

Quatro termómetros, dois cilindros de vidro e uma bomba de vácuo. Bastou a americana Eunice Foote concluir que quanto mais dióxido de carbono (CO₂) na atmosfera, mais calor na Terra. É o que hoje conhecemos como aquecimento global da atmosfera, responsável pelas atuais mudanças climáticas. Foi em 1856 , há 165 anos.

Hoje, 30 de setembro, marca o 133º aniversário de sua morte. Ela foi a primeira a contribuir com conhecimentos para a compreensão atual do efeito estufa, mudanças climáticas, clima e meteorologia. No entanto, seu nome foi quase esquecido.

O mesmo não aconteceu com o cientista John Tyndall , que ao longo dos anos foi lembrado e homenageado. Ele é considerado a primeira pessoa a identificar os gases responsáveis ​​pelo efeito estufa, como vapor d'água, metano e dióxido de carbono. Tyndall apresentou essas descobertas em 1859 .
Eunice Newton nasceu em 17 de julho de 1819 em Goshen , uma pequena cidade localizada no condado de Litchfield, no estado americano de Connecticut. Ela tinha seis irmãs e cinco irmãos . Seus pais eram o fazendeiro e empresário Isaac Newton Jr. e a dona de casa Thirza Newton. Em 1841, o pesquisador se casou com Elisha Foote, advogado e juiz de patentes. Como ela, ele era um cientista amador.

Por vários anos, Eunice estudou no Troy Women's Seminary (mais tarde renomeado como Emma Willard School), onde as alunas eram incentivadas a frequentar as aulas em uma faculdade de ciências nas proximidades. Lá, ele aprendeu o básico de química e biologia . No entanto, ele nunca adquiriu grandes conhecimentos no campo da física.

Além de ser uma pioneira na ciência do clima e uma "excelente" pintora de retratos e paisagens , Foote foi uma feminista proeminente . Ela fez parte do Comitê Editorial da Convenção de Seneca Falls de 1848, um dos primeiros atos realizados nos Estados Unidos em prol dos direitos das mulheres. Além disso, ela foi uma das mulheres que preparou (e assinou) os procedimentos da Declaração de Seneca Falls . O documento, que também foi assinado pelo marido, reivindica os direitos civis, sociais, políticos e religiosos das mulheres.

Artigo de Eunice Newton Foote, publicado em 1857 pelo American Journal of Science
Três anos antes de qualquer outra pessoa

A pesquisa de Eunice Foote sobre a correlação entre o aumento do CO₂ na atmosfera e o aquecimento global foi apresentada em novembro de 1856 na reunião anual da American Association for the Advancement of Science. Foi intitulado Circunstâncias que afetam o calor dos raios do sol . No entanto, não foi ela quem explicou suas descobertas , mas Joseph Henry, então diretor fundador do Smithsonian Institution.

Para seu experimento, ele isolou os gases que compõem a atmosfera e os expôs aos raios do sol, tanto luz quanto sombra. Ao medir a variação de temperatura, ele descobriu que o dióxido de carbono (anteriormente conhecido como gás carbônico) e o vapor d'água absorviam calor suficiente para que essa absorção pudesse afetar o clima . “Uma atmosfera desse gás poderia dar à nossa Terra uma alta temperatura; e como alguns supõem, em algum período de sua história, o ar nele se misturou em maior proporção do que o atual, o que deveria necessariamente ter resultado em um aumento da temperatura provocado por sua própria ação e pelo aumento do peso. do ar ”, você pode ler nas conclusões de seu artigo.

Em 1859, três anos depois de Foote, o físico e químico britânico irlandês John Tyndall publicou seu famoso artigo intitulado Nota sobre a transmissão de calor radiante por corpos gasosos , publicado nos Proceedings of the Royal Society of London. Nele, ele não citou o trabalho de Foote . "Com exceção das famosas memórias de M. Pouillet sobre a radiação solar através da atmosfera, nada, que eu saiba, foi publicado sobre a transmissão de calor radiante através de corpos gasosos", afirmou em seu artigo.

Roland Jackson , cientista, historiador e biógrafo de Tyndall, publicou um artigo em 2019 intitulado Eunice Foote, John Tyndall e um assunto de prioridade . Nele, ele argumenta que “de uma perspectiva contemporânea, seria de se esperar que Tyndall soubesse sobre suas descobertas [de Foote]. Mas parece que não, o que levanta questões históricas mais profundas sobre as conexões e relações entre físicos americanos e europeus em meados do século XIX. " Ele também considera que “Eunice Foote estava em desvantagem não só pela falta de uma comunidade académica na América e pela má comunicação com a Europa, mas também por dois outros fatores: seu género e sua condição de fã ”.

A diferença de Eunice Foote –”una mujer estadounidense aficionada en un país sin mucha infraestructura científica”, según Jackson–, Tyndall se había doctorado en la Universidad de Marburgo y luego trabajó allí, en Berlín y en Londres con algunos de los mejores físicos experimentales do tempo". Ao longo de sua carreira, teve acesso às melhores e mais modernas ferramentas , o que facilitou seu trabalho.

Como observou a climatologista canadense Katharine Hayho no The New York Times , "a conclusão de Foote está correta, mas não foi realmente apoiada por seu experimento", porque ele não fez distinção entre radiação visível e infravermelha ", e o efeito estufa é principalmente devido ao segundo, não o primeiro ”. Em vez disso, John Tyndall capturou com mais precisão como o dióxido de carbono e o vapor d'água poderiam aquecer o planeta. Ainda assim, Hayho insiste que Eunice Foote "foi a primeira pessoa a dizer por escrito que se os níveis de dióxido de carbono fossem mais altos, o planeta ficaria mais quente " , o que o especialista chama de "um feito surpreendente".
Eunice Foote como referência

Beatríz Hervella , graduada em Física de Partículas e porta-voz da Agência Meteorológica do Estado ( AEMET ), destaca a figura de Eunice Foote: “Além de sua importante descoberta, gostaria de destacar seu espírito crítico, sua mente aberta e sua falta de preconceitos; Essas características, típicas de um espírito científico, ela aplicou além dessa disciplina, por exemplo, na luta pelos direitos das mulheres. Agradeço que aos poucos o seu importante papel seja publicamente reconhecido e se torne uma referência visível ”.

Dos 16 artigos de física publicados por mulheres americanas no século 19, apenas dois foram publicados antes de 1889, ambos escritos por Eunice Foote. Mas permaneceu no esquecimento absoluto até 2011 , quando o pesquisador independente Raymond Sorenson publicou um artigo resgatando seu trabalho.

Durante a última Cúpula do Clima, realizada em Madri, o Presidente do Governo da Espanha, Pedro Sánchez , iniciou seu discurso lembrando-se dela e do que ela fez . Na última segunda-feira, 27 de setembro, a ministra da Ciência e Inovação, Diana Morant, também quis destacar sua - enterrada - contribuição para a ciência do clima.

Foote faleceu aos 69 anos . Seu corpo repousa no cemitério Green-Wood em Brooklyn, Nova York. Quando ela conduziu seu experimento, a concentração de CO2 na atmosfera estava em torno de 290 ppm. Agora é de 410 ppm. Naquela época não havia mudança climática. Agora o que existe é uma crise. E devemos isso a ela por ter lançado a primeira pedra para compreender o maior desafio do nosso tempo .

Sem comentários: