terça-feira, 3 de agosto de 2021

Sal, Palavra Antiga Com Larga Descendência Na Língua Portuguesa


Por António Galopim de Carvalho
Salsicha e salpicão são palavras começadas por “sal” uma vez que referem a enchidos temperados com sal. Mas há mais palavras na língua portuguesa, construídas com este nome que nos chegou dos latinos (sal, salis), que tanto a empregavam para designar o produto material extraído, por evaporação, da água do mar, como para aludir, em sentido figurado, à vivacidade, à finura cáustica, ao espírito picante, ao bom gosto, à inteligência. E foi assim, com estes dois sentidos, que esta palavra entrou no nosso dia-a-dia.
Salada, no feminino, é um prato de vegetais em cujo tempero entra o sal, mas no masculino, salado, significa salgado, do mesmo modo que salão é terreno salgadiço, salgadio ou salino.
Salário foi ração de sal e é hoje significado de remuneração.
Saleiro tanto é o recipiente onde se guarda o sal, com o qual salpresamos ou salpicamos os alimentos no prato, como é o homem que vende sal ou o que o produz, isto é o salineiro ou marnoto.
Mas saleira, no feminino, é o barco de fundo chato, do Vouga, que transporta o produto do seu trabalho, e salero, no dizer de espanhóis e também de portugueses, é graça, vivacidade.
Salga é o acto de salgar, o que os nossos pais faziam aos toucinhos e outras carnes, após a matança do porco, guardando tudo na salgadeira.
Salgadinhos comemo-los como aperitivos ou fazem o almoço frugal de muitos e salganhada ou salmonada é a falta de arrumo, é confusão.
Salgados são as terras baixas, alagadiças, invadidas por águas cuja salinidade ou salugem as torna salgadiças, sendo nestas baixas que, preferencialmente, se instala a salicultura ou salicicultura.
Salicáceas são as plantas de uma família botânica e salinómetro é o aparelho que mede o teor de sal.
Salícula ou salífero é o terreno que produz sal.
Salmoura é água mais ou menos saturada de sal, como a que conserva o atum e salmoeira, a vasilha.
Salmurdo é sinónimo de sonso ou matreiro.
Salobra ou salmaça diz-se da água mais ou menos contaminada com sal.
Salsa, como adjectivo, é o mesmo que salgada; como substantivo é a erva que usamos como tempero de muitas confecções culinárias.

Sem comentários: