segunda-feira, 26 de julho de 2021

Dia Internacional Para a Conservação do Ecossistema de Mangal


Sabia que?
1. Os mangais são ecossistemas extraordinários, localizados na interface da terra e mar em regiões tropicais, que oferecem uma grande variedade de bens e serviços de ecossistema.

2. Embora sejam encontradas em 123 países e territórios, as florestas de mangal são globalmente raras. Representam menos de 1% de todas as florestas tropicais em todo o mundo, e menos de 0,4% do total da área florestal global.

3. Os mangais estão a desaparecer três a cinco vezes mais rapidamente do que as perdas globais das florestas, com graves impactos ecológicos e socio-económicos.

4. A gestão e restauro dos ecossistemas de mangal é uma forma exequível e rentável de ajudar a garantir a segurança alimentar de muitas comunidades costeiras.

5. Estas zonas húmidas florestais são ricas em biodiversidade. Garantem um valioso habitat de viveiro para peixes e crustáceos; uma fonte de alimento para macacos, veados, aves, até cangurus; e uma fonte de néctar para abelhas. Apoiam comunidades complexas, onde milhares de outras espécies interagem.

6. Os ecossistemas de mangal saudáveis são vitais para o bem-estar, segurança alimentar e proteção das comunidades costeiras em todo o mundo.

7. Os mangais podem desempenhar um papel importante na redução da vulnerabilidade aos riscos naturais e no aumento da resiliência aos impactos das alterações climáticas.

8. Os mangais funcionam como uma forma de defesa natural da costa: reduzir a erosão, atenuar as ondas (e os tsunamis) e até reduzir o efeito das tempestades.

9. Os solos de mangal são sumidouros de carbono altamente eficazes, sequestrando grandes quantidades de carbono.

10. Se destruídos, degradados ou perdidos, estes ecossistemas costeiros tornam-se fontes de dióxido de carbono. Grande parte deste carbono emitido tem milhares de anos e outros processos no ecossistema não equilibram a sua rápida libertação nos oceanos e na atmosfera.

Sem comentários: