sábado, 31 de julho de 2021

10 factos sobre vegetarianos que afinal são mitos


Os vegans e vegetarianos ainda são uma minoria no planeta, e o desconhecimento sobre este tipo de dieta alimentar cria muitas suposições, mitos e incertezas.

Numa sociedade maioritariamente omnívora, ser vegetariano é sinónimo, muitas vezes, de piadas, desconforto e desconhecimento. Para os vegetarianos não é incomum ouvir frases como “só comes salada” ou receber conselhos sobre a importância da carne na alimentação.

O portal Inhabitat em colaboração com Alison Ozgur, uma reconhecida nutricionista, elaborou uma pequena lista de factos e mitos sobre este tema.

Os veganos não recebem proteína suficiente
Não há um único vegetariano que não tenha ouvido esta frase inúmeras vezes.
“Este é um mito comum que precisa ser eliminado”, disse Ozgur. “Aqui nos Estados Unidos, nunca tivemos falta de proteínas, e a triste verdade é que as proteínas estão a ser desnecessariamente adicionadas a muitos alimentos. Legumes, frutas e grãos têm grandes quantidades de proteína para uma saúde ideal e um peso corporal saudável. ”

Os veganos não ingerem cálcio sem laticínios
Há muito tempo que a indústria de laticínios faz campanhas para convencer os cidadãos que sem leite os ossos ficam fracos e frágeis. Não é verdade, alerta Ozgur. “Sim, os laticínios contêm cálcio, mas também podem conter gorduras saturadas, colesterol e contaminantes que obstruem as artérias. Felizmente, os alimentos à base de plantas são uma opção mais saudável. ” A nutricionista recomenda verduras como couve, mostarda, couve e acelga, além de legumes, bróculos, alimentos orgânicos de soja – como tempeh e tofu – e leite de amêndoa.

Ser vegetariano é caríssimo
Os smoothies de açafrão, batatas fritas de couve orgânicas embaladas e refeições em restaurantes veganos sofisticados certamente podem custar caro. “Comer vegan pode ser caro”, explicou Ozgur. “No entanto, o custo do tratamento para doenças crónicas é muito mais caro. Uma dieta rica em alimentos integrais e densos em nutrientes é a nossa primeira linha de defesa para prevenção e reversão de doenças. ” Se comprar alimentos secos, como grãos, lentilhas e aveia, economizará dinheiro. Muitos vegetais, como cenoura e couve, também são baratos.

Todos os veganos são caucasianos
Se isso fosse verdade, não encontraríamos sites como o Black Vegans Rock ou celebrações como o Vegan SoulFest. O ativista Aph Ko, fundador do Black Vegans Rock, aumentou a conscientização sobre os muitos vegans negros publicando uma lista de 100 vegans negros em destaque. Os vegans negros também possuem restaurantes veganos e escrevem livros de receitas veganas, assim como os vegans brancos, mas com raízes diferentes.

As tradições veganas não-brancas incluem rastafarianos na Jamaica, jainismo na Índia e o veganismo na temporada de jejum da Etiópia.

Todos os veganos são hippies
Dependendo de a quem pergunta, ser chamado hippie pode ser um insulto ou um elogio. O dicionário Merriam-Webster oferece uma definição mais objetiva: “geralmente um jovem que rejeita os costumes da sociedade estabelecida (como vestir-se de maneira não convencional ou favorecer a vida comunitária) e defende uma ética não-violenta. Em termos gerais: um jovem de cabelos compridos e não convencional.

Então, se estamos a falar de veganos numa sociedade dominada por omnívoros, há alguma verdade nesse mito. Os vegans estão a rejeitar os costumes da sociedade estabelecida e a defender a não-violência, pelo menos contra animais. Quanto a ser jovem, vestir-se de maneira não convencional, viver em comunidade, ter cabelos compridos ou, como encontrado em outras definições on-line de hippies, tomar medicamentos alucinógenos, é preciso avaliar os veganos caso-a-caso (e os não-veganos).

Os veganos são fracos
É melhor não dizer isso a Bryant Jennings, profissional de boxe ou a Tammy Fry Kelly, especialista em artes marciais.

“Não faltam atletas e entusiastas do fitness que prosperam com uma dieta vegana”, indicou Ozgur. “Os alimentos à base de plantas podem acelerar o tempo de recuperação muscular e diminuir a inflamação devido à sua alta quantidade de antioxidantes e fitonutrientes.” A nutricionista recomenda o documentário “Game Changers” para ver como os vegans podem ser fortes.

Se eu fosse vegano, estaria sempre com fome / cansado / doente
Não é verdade, desde que esteja a comer o suficiente. “Se diminuir a sua ingestão diária de calorias para menos do que o necessário, estará com fome, cansado, doente e eventualmente morto”, explicou Ozgur.

“A escolha de uma variedade de alimentos vegetais inteiros nutre seu corpo e células, aumentando assim a sua imunidade e longevidade. A inflamação crónica está ligada a uma variedade de doenças, e vários estudos confirmaram que uma dieta rica em plantas e em fibras é benéfica para a prevenção de doenças.”

Se toda a gente fosse vegetariana, as vacas e os porcos seriam extintos
“Milhões de animais de criação não seriam mais destinados aos nossos pratos e, se não pudéssemos devolvê-los à natureza, eles poderiam ser abatidos, abandonados ou tratados em santuários”, escreveu o jornalista Paul Allen no site da BBC Good Food. “Ou, mais realisticamente, os agricultores podem desacelerar a criação à medida que a demanda por carne diminui.”

Allen teorizou que o número de populações animais retornadas flutuaria e, eventualmente, alcançaria um equilíbrio, dependendo dos predadores e dos recursos disponíveis. “Vale a pena notar que nem todos os animais podem simplesmente ser libertados na natureza”.

Algumas raças de criação, como frangos, estão tão distantes de seus ancestrais que não conseguiam sobreviver na natureza. Outros, como porcos e ovelhas, poderiam retornar a florestas e pastagens e encontrar os seus próprios níveis naturais de população. ”

As plantas também sentem dor
Segundo Jack C. Schultz, professor da Divisão de Ciências Vegetais da Universidade do Missouri, na Colômbia, as plantas “são apenas animais muito lentos”. Lutam por território, procuram comida, capturam presas e fogem de predadores, disse ele. É possível que sintam dor também, apesar da falta de um sistema nervoso central, nervos ou cérebro.

No entanto, é tão cruel comer um tomate quanto uma vaca? Há uma linha intransponível para cada pessoa. Para algumas pessoas, todos os animais não humanos são alimento. Muitos outros acham que é bom comer uma vaca, mas não um cão ou um gato.

Como o site da PETA aponta: “Temos que comer – é uma questão de sobrevivência. E comer plantas diretamente – em vez de as dar como alimento aos animais e depois matá-los pela carne – exige muito menos das plantas e não magoa os animais, que, já sabemos com certeza, sentem dor “.

Se os homens comerem soja vão ficar com seios grandes
Ozgur garantiu que isso não vai acontecer. “Não há evidências médicas válidas que apoiem os homens a aumentar o tamanho dos seios ao ingerir alimentos de soja”, disse ela. “Esse mito surgiu há mais de dez anos, quando um homem foi diagnosticado com ginecomastia por beber três quartos de leite de soja por dia. Ao interromper a ingestão de leite de soja, a sua sensibilidade nos seios desapareceu. Homens asiáticos consomem soja diariamente, mas não experimentam ginecomastia. ” Ozgur recomenda escolher alimentos orgânicos de soja integral e evitar isolados de proteína de soja ou ingredientes de soja fracionados.

Sem comentários: