sexta-feira, 18 de junho de 2021

Ecosofia


A palavra “hermenêutica” vem do grego e significa “interpretação”. No coração de hermenêutica há um nome próprio: “Hermes”. “Hermenêutica” : “arte relativa a Hermes”. Quando Dioniso foi despedaçado por seus carrascos , Hermes guardou de Dioniso o coração , semente da arte de renascer. Deus mensageiro, Hermes agora também transportava o coração como mensagem primeira . Simbolicamente, isso significa que o sentido das mensagens que alguém lê e interpreta depende , em primeiro lugar, do coração que a pessoa tem : se o coração for pequeno, apequenará o sentido; se o coração for generoso, enriquecerá a mensagem ; se o coração for ignorante, surdo será a toda mensagem; se o coração for sábio, aprenderá a ouvir a mensagem ( por mais simples que a mensagem seja).
A Constituição Brasileira está fundada na seguinte mensagem: a “Dignidade da Pessoa Humana”. Essa mensagem tem sentido político, social, sanitário, educacional...O coração dessa mensagem é a ideia de “pessoa”. Mas pessoa não é o mesmo que ego, tampouco é uma dimensão apenas individual-neoliberal. A própria linguagem nos auxilia a compreender a dimensão plural da pessoa, pois existem seis pessoas: as três pessoas do singular ( eu, tu , ele) mais as três pessoas do plural ( nós, vós , eles). Deleuze afirma que há ainda uma “quarta pessoa do singular”, a que se expressa no pronome reflexivo “se” ( como em “pensa-se”).
Assim, a “pessoa humana” não é apenas o “eu”, ela é também o “nós”. Quando a pessoa individual sofre uma injustiça ou se vê no hospital à beira da morte por culpa de um governo genocida, é a pessoa coletiva “nós” que também se vê ameaçada e atingida, pois faz parte desse nós aquela pessoa que o poder trata como mera estatística. Uma das características de todo poder genocida é tratar o nós, o nós coletivo e plural, como um “eles”. Pois o pronome “ele” também pode ser aplicado a uma coisa, como na frase: “onde guardei ele, o celular?” . O poder genocida reduz toda pessoa ao “ele” da coisa : para fazer da morte de uma pessoa apenas um “CPF cancelado”...
O que caracteriza toda pessoa , e a distingue das meras coisas , é a capacidade de pensar, sentir e agir. Não é apenas a primeira pessoa do singular que é capaz disso, também é capaz a primeira pessoa do plural, o nós. Não é somente o “eu” que tem coração, o nós também precisa ter, pois é desse coração coletivo que podem nascer empatias, agenciamentos e a interpretação ativa do que precisamos fazer para mudar uma situação de indignidade e opressão. “Coragem” vem do latim “cor”: “coração”.
Assim, pensa pouco quem apenas diz ensimesmado: “Eu penso, logo existo”. Espinosa ensina que há mais potência libertária quando conjugamos o pensar , o sentir e o agir na primeira pessoa do plural , pois o coração da democracia é esta mensagem: “nós devemos pensar, sentir e agir coletivamente para tornarmos nossa existência social digna”.

Sem comentários: