quinta-feira, 10 de junho de 2021

A ação judicial climática do século



Caros amigos e amigas,
Estas seis crianças viram o futuro e ficaram aterrorizadas.

Incêndios devastadores em seus países reduziram florestas a nada, matando cerca de 120 pessoas.

À medida que as ondas de calor ficavam fora de controlo, Cláudia, Catarina, Martim, Sofia, André e Mariana observaram a realidade permanente do caos climático mais próximo de casa do que nunca.

Mas eles recusam-se a ter os seus destinos traçados -- e estão a fazer algo extraordinário!

Juntos, estão a levar 33 grandes governos a um dos mais poderosos tribunais do mundo. Se ganharem, todos esses países poderão ser legalmente obrigados a reduzir as suas emissões de carbono.

Este julgamento pode mudar o mundo. Mas estas crianças precisam da nossa ajuda urgentemente.

Neste momento, enfrentam um ENORME exército de advogados governamentais, e após meses de angariação de fundos, simplesmente não têm o suficiente para conseguir a vitória de que o nosso planeta precisa. Mas, se todos nós contribuirmos com apenas uma pequena quantia, poderíamos ajudar a aumentar a equipa de advogados e realizar uma investigação inovadora para ajudar a provar o caso.

Este julgamento não é apenas sobre emissões de carbono -- é sobre o mundo que os nossos filhos e netos irão herdar.

Vamos devolver a esperança à sala de audiências e lutar juntos por um futuro mais seguro  contribuam com o que puderem agora:
O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos é muito seletivo quanto aos casos que irá julgar -- e, no entanto, os juízes estão a acelerar este processo. Isto é extremamente importante. Porque as alterações climáticas são uma grave ameaça aos nossos direitos humanos fundamentais -- e a crise nunca foi tão urgente.

2020 foi oficialmente registado como o ano mais quente: um ano de incêndios, inundações e glaciares a desaparecerem diante dos nossos olhos. O mundo está a estremecer e este grande templo da vida está à beira do abismo. Temos de agir já.

Ao longo dos anos temos vindo a apelar a uma verdadeira ação climática. Esta é a nossa oportunidade de a forçar -- por isso vamos ajudar estas crianças a vencer! Se bastasse a nossa participação, poderíamos:

  • Expandir e reforçar maciçamente a equipa jurídica para assistir os advogados no julgamento;
  • Financiar uma investigação inovadora para mostrar como os governos estão a prejudicar o futuro das nossas crianças;
  • Recrutar assistentes jurídicos e investigadores para analisar o desmoronamento de documentos que os advogados governamentais apresentarão em dias, e;
  • Fortalecer nossa luta contra a crise climática, com nossas melhores estratégias e ações de campanha e de mídia.
É uma loucura que os jovens tenham de fazer algo disto -- mas se todos nos apressarmos e os apoiarmos, podemos conquistar uma vitória maciça para o planeta e para toda a humanidade! Este é o julgamento pela vida na Terra e está prestes a começar -- contribuam com o que puderem agora:

Estas crianças não causaram alterações climáticas, mas o caminho atual que estamos a tomar poderá roubar sua geração, a de seus filhos e netos, o futuro -- a menos que façamos alguma coisa. Muitas vezes, o nosso movimento tem lutado para proteger o planeta. E fizemos a magia acontecer -- ajudando a ganhar o acordo climático de Paris, protegendo enormes extensões de habitats ameaçados e apoiando as comunidades indígenas destemidas que defendem a vida na Terra. Agora que as crianças começam a levantar-se para assumir o comando, vamos ajudá-las.

Com infinita esperança e determinação,

Nick, Ruth, Marigona, Mike, Martyna, Patri, Aloys, Mo e o resto da equipa da Avaaz


PS: Essa pode ser sua primeira doação para nosso movimento. E que primeira doação!! Você sabia que a Avaaz se sustenta totalmente com pequenas doações de membros da comunidade como você? É por isso que somos totalmente independentes, ágeis e eficazes. Junte-se a mais de 1 milhão de pessoas que doaram para tornar a Avaaz uma verdadeira força do bem no mundo. 

Sem comentários: