terça-feira, 2 de março de 2021

As minhas mãos


As minhas mãos durante 54 anos

As minhas mãos

Já abraçaram imensas árvores

Texturas e cascas

Teixos, castanheiros, figueiras, bétulas, faias, as sete palmeiras magníficas do Palácio de Cristal

Abraço ainda ao liquidâmbares e os castanheiros-da-Índia da Fundação de Serralves

Já abraçou imensos Alunos, amigos, familiares e doentes

Já acenderam velas por Tibete, Etiópia, Sudão, Síria, Sara Ocidental, Líbano

Sarajevo,  Guerra do Golfo Pérsico e vítimas do 11 de Setembro, Chile e EUA

E velas em memória das vítimas dos atentados bombistas em Paris, Bruxelas e Londres

Acendo ainda velas pela Palestina, pelo Tibete e pelos Refugiados

pedindo Paz

Já fizeram bolos, muitos, pão e cerveja

Já plantei árvores, carvalhos por Valongo, Serra da Freita e Marão

Na minha infância pegava na enxada e plantei morangos, batatas

Semeei favas e ervilhas

Lia e leio atentamente o Seringador

Trepei a árvores, era mais magro e subia a laranjeiras e figueiras

Colhi muitas vezes frutos

laranjas, tangerinas, morangos, uvas, dióspiros, castanhas

Faço as refeições com as mãos

Na minha infância, a minha mãe foi vítima de violência doméstica

O meu pai usava bengala e vergastava a minha mãe

Quantas vezes lhe tirei a bengala e o meu pai caía no chão

Terminando com o pesadelo e o horror

Parti pinhões, avelãs e nozes para fazer o bolo rei

Parti pinhões e nozes e pão de cacete para fazer os formigos

A minha mãe viu o jeito que tinha para desenhar e pedia-me para copiar

Os desenhos naturalistas de revistas de bordados

Quantas vezes enovelei resmas de cordões de lãs e

A minha mãe fazia camisolas

Aplauso vivamente em concertos de rock, indie e música do mundo ao vivo, em espaços abertos e nos Coliseus e na Casa da Música e Meo Arena

Aos vinte anos tocava teclados numa banda de garagem

Os Lilás Postes Mórbidos

Influenciados por The Cure, Joy Division, Bauhaus e Birthday Party

Tocamos em alguns espaços conhecidos no Porto

E bares em Gaia

Dancei e danço coreografias góticas imitando as aves da noite

O mocho-real, a coruja-das-torres

E sei dançar valsa e tango

Já fiz rádio

Na faculdade e no curso de Biologia colhi plantas silvestres para fazer um herbário

Fiz anilhagem de dois grifos e de um abutre-negro

Fiz castelos de areia e cidades medievais na praia com o meu filho

Com ele pegamos e tocamos e sentimos a pele das lagartixas, da cobra-de-água, das rãs

Das verrugas do sapo comum

Pegamos em tartarugas, aranhas, tarântulas e tocamos em golfinhos e focas

Pegamos em búzios e caranguejos-eremitas e devolvíamos ao mar

Ensinei-o a abraçar árvores

Fizemos pizzas caseiras, ensinamos a fazer folares da Páscoa e saladas diversas

Hoje uso ainda muito as minhas mãos

Para comunicar, gesticulo, para acentuar assuntos e ideias e conceitos

Quantas vezes escrevi no quadro escolar

Mapas de conceitos, diagramas, tabelas

Para os meus Alunos

Desenhei imensos acetatos quando só havia retroprojectores

Ensinei os meus alunos a fazer dobras, falhas e interior das células bacterianas,

Células animais e vegetais em plasticina

Depois vieram os computadores

E faço belos powerpoints com animações

E escrevo no computador e projecto no ecrã

As tabelas resumo da matéria leccionada e mais uma vez mapas de conceitos por preencher

Abracei prisioneiras quando dei aulas na prisão da secção feminina de Custóias

Conduzir também me dá prazer, seja de carro, seja de bicicleta

Nadei em vários rios e conheço o Atlântico de lés a lés do meu País e do Norte de Espanha

Nadei em Veneza

A poesia está em mim, mas vai-se embora durante alguns tempos

Escrevi imensos poemas para aniversários ou aniversários de casamentos dos meus amigos e familiares

Poemas e mensagens de Natal

Agora tenho vontade de escrever poemas

As minhas mãos cuidaram dos meus sobrinhos quando eram bebés

As minhas mãos afagaram e alimentaram cães e gatos ao longo destes anos

Recordo os meus cães e a sua alegria em passeá-los e correr no areal da praia

Sempre adoptei cães e gatos. Dois gatos recolhi-os da rua

Uma estava na roda de um pneu de carro

Outra perdida da sua mãe

Participei em manifestações contra os OGM

Empunhei cartazes pela valorização profissional dos Professores

Redigi algumas petições pela preservação do ambiente

Assinei imensas quer a nível local, regional, nacional e internacionais


João Soares, 15/01/2021

Sem comentários: