segunda-feira, 1 de março de 2021

17º Aniversário do blogue BioTerra




Um projecto educativo ambiental, que começou em 1 de Março de 2004. Acompanhou a concretização do Acordo de Paris, a Agenda 21 e agora a Agenda 2030. 

Criei vários dossiers da temática ambiental, cada um disponibilizando instituições, centros de pesquisa, documentários, investigadores principais, e-livros e concluindo com uma listagem de blogues específicos para cada dossier.

Criei um calendário ecológico, com os dias mundiais e nacionais de conservação da Natureza, fim dos conflitos e pelos Direitos Humanos e Direitos da Natureza. Nele tem ideias para dinamizar cada dia do ano.

Partilho notícias, prémios, inovação tecnológica, curiosidades biológicas, ciclos biogeoquímicos, interferência do Homem nesses ciclos e exemplos de intervenção da justiça em coimas e multas às empresas poluidoras.

Blogue contra os OGM, contra as touradas, contra o nuclear, contra o glifosato, contra os neocotinóides, contra as podas camarárias radicais (arboricídio) e a favor da renaturalização dos ecossistemas terrestres com árvores autóctones. Sou contra a eucaliptização e olival intensivo.

Blogue dinamizador de práticas sustentáveis: coexistência pacífica de animais selvagens em sistemas agropastoris, apoia a permacultura, apoia a economia circular, apoia sistemas agroflorestais, hortas urbanas, telhados verdes, árvores de fruto nas cidades e bioconstrução.

Muito activista divulgo petições, iniciativas cidadãs e comunicados de ONG ambientalistas.

Divulgo através de entrevistas e de debates grandes pensadores da ecologia e das alterações climáticas.

Criei os "Econtros Improváveis" onde um poeta dialoga com um pintor, ou um poeta dialoga com um fotógrafo, ou um poeta que dialoga com uma música ou bailado.

Partilho a minha paixão pela Lusofonia, como elemento em rede de trabalharmos o Ambiente com a CPLP e sou contra o acordo ortográfico.
Neste contexto da Lusofonia, recentemente e no combate à desinformação e apoio às evidências da Ciência, criou-se o GPS - Global Portuguese Scientists.


Um europeísta convicto e preocupado com o mundo. Do mundo retiro as boas práticas sustentáveis, que com elas podem ser adequadas à realidade do nosso País. E têm sido muitos exemplos. E vice-versa também acontece. Os nossos investigadores transportam a sua sabedoria para ensinar o mundo e torná-lo sustentável. 

2 comentários:

Carlos Faria disse...

Parabéns,já não sei há quantos anos sigo o blogue, mas há muitos. Não leio tudo, mas leio com frequência e já aprendi coisas interessantes por lá. Força e venham muitos mais com ativismo ambiental forte.

João Soares disse...

Caro amigo Carlos Faria.
Muito obrigado.
Forte abraço.