segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Debate à volta de André Gorz - Pensando no futuro: do pensamento ecológico à história de um amor.





André Gorz foi um dos primeiros representantes de uma ecologia democrática e anticapitalista: estendeu suas reflexões sobre o trabalho e as organizações sociais e ocupou um lugar central em seus escritos desde a década de 1970 até sua morte em 2007. Conceituou uma ecologia orientada para a emancipação , autonomia e bem-estar mais do que preocupados com o clima, a natureza ou a sua própria cientificidade. Como seu trabalho ressoa hoje?

A discussão será pontuada por leituras de trechos de textos de André Gorz que nortearam a escrita do espetáculo Doreen baseado em Carta a D, História de um Amor, dirigido por David Geselson.

Debate moderado por Antoine Chollet, professor e investigador em pensamento político da Universidade de Lausanne, organizador em 2017 de um seminário sobre a obra e o pensamento de André Gorz.

Com Dominique Bourg, professor honorário da UNIL, pensador da ecologia e executor de André Gorz, Enzo Lesourt, doutor em filosofia política, autor de uma biografia intelectual de André Gorz: "Retrato do filósofo como contrabandista, a ecologia política como reconquista do sujeito", David Geselson, diretor e performer do espetáculo Doreen e Laure Mathis, performer do espetáculo Doreen.

Sem comentários: