domingo, 24 de janeiro de 2021

Já podem ver online o documentário «Boa Sombra», episódio III da série documental «1001 Margaraças»



No terceiro episódio da Série Documental 1001 Margaraças, fomos até aos Baldios de Alvadia e Soutelinho, na Serra do Alvão. Por ali, como em tantas montanhas do país, os matos de giestas e de urzes ardem no Verão de forma severa e frequente. Como resultado, os montes estão despidos de árvores.

Quem por ali resiste luta para mostrar que tanto a pastorícia extensiva como o corte das urzes e giestas, para aquecimento das casas no Inverno e para fazer a cama do gado, podem dar uma ajuda preciosa no controlo de biomassa na serra e prevenção dos incêndios de Verão.

Também se investe na plantação de pequenos bosques nativos, na conservação da biodiversidade e na preparação da montanha para as alterações climáticas.

Ao longo deste episódio, queremos mostrar o trabalho de algumas destas pessoas e como a pastorícia extensiva com as raças autóctones locais, como a Vaca Maronesa, pode ter vários benefícios ambientais, da prevenção de incêndios severos à restauração dos antigos lameiros e da sua flora, passando pelo armazenamento de carbono no solo. Infelizmente, é trabalho pouco reconhecido e não valorizado pela sociedade.

Queremos com este documentário dar um pequeno contributo para a valorização do trabalho que ali é desenvolvido e que a sociedade tarda em reconhecer. 

Este episódio está agora disponível para visualização através da ligação acima ou aqui.

Fonte: 1001 MARGARAÇAS

2 comentários:

RPL disse...

Muito obrigado pela partilha! Abraço

João Soares disse...

Um excelente documentário! Abraço