sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Fundamentalismo Católico



Por António Silva
Aqui estão dez princípios básicos que o caracteriza:

1. Interpretação particular - os fundamentalistas fazem uma interpretação particular das Escrituras, proclamando que é a única correcta

2. Cristianismo selectivo- O fundamentalista escolhe quais as partes do catolicismo que considera “autênticas” e ignora ou denigra o resto.

3. Profetas Privados - Os fundamentalistas têm os seus próprios pregadores e profetas, quais demagogos que são promovidos a papas infalíveis. Aos olhos dos fundamentalistas estes profetas e pregadores têm um status de autoridade que substitui os bispos e até mesmo o Papa.

4. Mentalidade de fortaleza - o fundamentalismo prospera numa lógica de fortaleza e de gueto. O pequeno grupo se reúne e constrói paredes e perscruta sobre eles todos os “pecadores” que estão fora do enclave: “Nós somos poucos, mas fiéis"

5. Certezas absolutas - os fundamentalistas estão totalmente convencidos de que estão certos. Não há argumento ou discussão. Os fundamentalistas católicos são iguais. . Eles têm sua visão de mundo estanque. Sem discussão. Sem diálogo. 

6. Raiva e violência - O fundamentalismo é sempre tingido de raiva. Não há senso de humor aqui. Não há alegria. Não há risos. Especialmente, não há senso de humor sobre eles. Os fundamentalistas são raivosos e agressivos e, se tiverem força suficiente, passarão da violência verbal para outras formas de agressão. 

7. Medo e ódio - Os fundamentalistas são alimentados por medo e ódio. A vida é marcada pelo medo e pela aversão. Onde há medo, há escuridão.

8. Suspeita e Separação - Aqueles que estão fora do grupo são os pecadores e os suspeitos, mas aqueles que parecem estar dentro do grupo, mas não compartilham as opiniões dominantes do grupo são ainda mais suspeitos. Os únicos que são piores do que os pecadores de fora são os pecadores de dentro da fortaleza. Portanto, todos devem-se conformar constantemente, e qualquer um que saia das regras ou exiba a atitude divergente logo será rejeitado e excluído.

9. Teorias da conspiração - a atmosfera de suspeita e medo inevitavelmente gera teorias da conspiração. Sempre se pensa que os grandes e sombrios poderes secretos nefastos estão nos bastidores, planeando algum tipo de ataque hostil contra o grupo dos fiéis fanáticos.

10. Complexo de perseguição - Os fundamentalistas fazem quase todo o possível para se tornarem desagradáveis . Quando as pessoas não gostam deles ou os rebaixam, eles adoram malhar compulsivamente pelo atrevimento demonstrado em quem os critica.

Ler mais aqui:

Sem comentários: