quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Descanse em paz, Arq. Gonçalo Ribeiro Telles (25/5/1922 - 11/11/2020) 😔 OBRIGADO! 🙏

Por Manuela Araújo
O Arq. Gonçalo Ribeiro Telles passou a sua vida a defender a natureza e a qualidade de vida dos cidadãos. A defender a cidade como uma estrutura sustentável que integra a natureza, a agricultura, a cultura e valores ancestrais, proporcionando uma vida mais sã e feliz aos cidadãos. A sua abordagem ao planeamento, em vez de fragmentar e separar ou segregar, integra a natureza e as atividades humanas como um todo – a cidade região. Propôs redes contínuas de espaços verdes que proporcionam a sustentabilidade e estruturam o território. Na cidade, a natureza na sua vertente humanizada (sebes, socalcos, percursos, lugares amenos, agricultura) encontra-se com a natureza silvestre e autóctone (a mata, as espécies espontâneas).

3 comentários:

Manuela Araújo disse...

Obrigada, João Soares.
E um grande agradecimento ao Arq. Gonçalo Ribeiro Telles pela sua vida de defesa da natureza, pela agricultura e pela natureza na cidade.

João Soares disse...

Sem dúvida, Manuela Araújo. Beijinhos

João Soares disse...

Eduardo Lourenço chamou-lhe Jardineiro de Deus. Motivo: queria fazer um paraíso na terra. Gonçalo Ribeiro Telles quis de facto tornar Portugal um lugar de bem estar. Ajardinado de maneira inteligente. Nem sempre teve sucesso com as suas opções. Quem sugere a diferença encontra sempre corriqueiros obstáculos. Quem quer um mundo arejado agradece a Gonçalo Ribeiro Telles. Foi bom viver no seu tempo.
Muito obrigado.