terça-feira, 20 de outubro de 2020

Petição: Áreas Protegidas sem FALSAS MARIOLAS!


Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República
Exmas/os. Senhoras/es Deputadas/os da Assembleia da República

No passado, as mariolas dispersas pelas serras portuguesas tinham a função de orientar os pastores em situações atmosféricas extremas como neve e nevoeiro! Atualmente, esses montes de pedras sobrepostas que perduram no tempo, continuam a exercer a mesma função, orientando os caminhantes que se aventuram pelos seus trilhos e, por essa mesma razão devem continuar a ser preservadas!

Em pleno séc. XXI, a invasão da réplica desmesurada de vários milhares de MARIOLAS em áreas protegidas feitas por visitantes esporádicos que desconhecem o seu verdadeiro significado e função como, por exemplo, as existentes no Parque Natural da Serra da Estrela (Torre, Foz de Égua,...) e no Parque Natural da Costa Vicentina (Milfontes, Sagres,...) é algo que não faz sentido e deverá ser PROIBIDO, uma vez que desvirtua o próprio conceito de NATURAL, ou seja, sem intervenção humana!

A alta concentração das supostas MARIOLAS, para além de escamotear o aspeto natural da paisagem, contribui para a destruição do habitat de inúmeras espécies de plantas e animais autóctones.

Imitar a construção de Mariolas em áreas protegidas não é arte, nem algo místico, mas apenas um mero ato inconsciente de pessoas que precisam de ser educadas para a preservação e conservação da natureza, por isso, apelo ao fim deste CRIME AMBIENTAL!

Acreditando que Vossas Excelências não ficarão indiferente a esta petição em nome de todas as cidadãs e cidadãos, abaixo assinados, despeço-me respeitosamente.

Sem comentários: