A SpaceX prepara-se para fazer história e estrear-se nos voos tripulados com o lançamento da Crew Dragon, à boleia do Falcon 9. Nela seguem Bob Behnken e Doug Hurley, dois astronautas da NASA com destino à Estação Internacional Espacial. Este é o último passo para a empresa de Elon Musk receber a certificação de transporte de pessoas para o espaço, com a SpaceX a planear fazer viagens espaciais turísticas de 10 dias em 2021.

Se as condições atmosféricas assim o permitirem, a Crew Dragon partirá para o Espaço a partir do Kennedy Space Center, na Florida, às 21h33 (hora de Lisboa) desta. A NASA vai transmitir o evento em direto através do YouTube. A emissão começa quatro horas antes do lançamento e pode acompanhar com o SAPO TEK a contagem decrescente para missão histórica.

O voo de teste tripulado da Crew Dragon será o primeiro a partir do solo dos Estados Unidos desde 8 de julho de 2011, coincidindo com a última missão do Programa Space Shuttle. Desde então, a NASA tem colocado os seus astronautas na Estação Espacial Internacional à “boleia” da nave russa Soyuz.

O lançamento marca também a primeira vez que uma nave espacial privada irá levar astronautas para o espaço. A data inicial de lançamento estava prevista para 7 de maio, mas foi adiada para 20 dias mais tarde recentemente foi confirmado que a nova data seria dia 27, esta quarta-feira.

Em contagem decrescente para missão histórica da SpaceX. Saiba como acompanhar o momento
Ver artigo

Uma missão com 6 anos de preparação

Foi em 2015 que a Space X mostrou pela primeira vez o interior da Crew Dragon, a cápsula que quer levar, pela primeira vez desde 2011 a partir de solo americano, astronautas da NASA para o espaço.

Um ano mais tarde, a empresa espacial de Elon Musk testava o sistema de paraquedas que vai trazer astronautas de volta à Terra. Já em 2019, a Crew Dragon SpaceX passou a encontrar-se no topo de um foguetão Falcon 9, nos últimos preparativos para o seu primeiro teste.

Ainda nesse ano, a SpaceX pôs os motores a funcionar para afinar as preparações finais para o derradeiro teste. O vaivém espacial da SpaceX descolou a 2 de março em direção à Estação Espacial Internacional. O aparelho, que seguiu sem tripulação a bordo, partiu do Kennedy Space Centre, na Florida, às 7h49, e foi impulsionado pelo foguetão Falcon 9.



SpaceX confirma que cápsula da Crew Dragon foi destruída durante um teste
Ver artigo

No entanto, em maio de 2019, a SpaceX confirmou em conferência de imprensa, que uma das cápsulas da Crew Dragon, destinada a voos espaciais tripulados, foi destruída durante um teste na Florida. A perda do veículo representou um significativo revés para a SpaceX. A cápsula, sem tripulação a bordo, esteve cinco dias em missão na ISS antes de regressar e aterrar com sucesso no Oceano Atlântico.