domingo, 29 de março de 2020

Documentário: Food, Earth, Happiness


Uma viagem majestosa pelo Japão, Coreia e Estados Unidos que vira nossas percepções sobre comida (e vida) de cabeça para baixo de uma forma simples e poética. Soluções para nossos problemas sociais e ecológicos mais prementes vêm de lugares inesperados em um pequeno filme que a autora best-seller do New York Times, Alicia Bay Laurel, chama de “lindo…tanto arte quanto documentário”.

Inspirado pelo trabalho e filosofia de Masanobu Fukuoka, o artista Patrick M. Lydon (EUA) e a editora Suhee Kang (Coréia do Sul) passaram quatro anos conhecendo e estudando com várias gerações de agricultores naturais modernos. O resultado é um filme que tece paisagens de tirar o fôlego e uma trilha sonora original eclética junto com histórias e percepções de um elenco inspirador de fazendeiros naturais, chefs e professores. O filme dá relevância moderna a ideias antigas sobre formas mais sustentáveis, regenerativas e harmoniosas de viver com a terra.

Os líderes atuais do movimento de agricultura natural apresentados no filme incluem Yoshikazu Kawaguchi (Japão), Seonghyun Choi (Coreia), Larry Korn (Estados Unidos) e uma dúzia de outros. Suas histórias iluminam um caminho brilhante, mas incrivelmente simples, para a sustentabilidade e o bem-estar, popularizado pelo falecido Masanobu Fukuoka, autor do seminal texto ambiental “One Straw Revolution”.

De grande alcance em sua aplicação, “Comida, Terra, Felicidade” oferece sementes filosóficas para cultivar soluções para a justiça social e ambiental.

Nota: Lançado oficialmente em 1º de janeiro de 2019, este filme é uma versão abreviada do aclamado documentário ambiental Final Straw: Food, Earth, Happiness (74 min/2015). Foi editado pelos diretores para uso público e em sala de aula.

Sem comentários: