terça-feira, 14 de janeiro de 2020

A Joaninha é um potente inseticida natural

Todos nós conhecemos as famosas joaninhas e provavelmente até brincamos com elas em pequenos e cantamos a bela cantiga para estas em seguida voarem. Agora uma questão? Acham que sabem tudo sobre este magnifico inseto?

Fonte: aqui
A joaninha pertence à família dos Coccinelídeos, sendo assim parente dos escaravelhos e dos coleópteros que pertencem à mesma ordem. Existem mais de 4.500 espécies de joaninhas por todo o mundo, podendo variar muito em tamanho e cor. São ajudantes preciosas dos jardineiros e agricultores, uma vez que estas se alimentam das pragas agrícolas, nomeadamente insectos de corpo mole como pulgões, ácaros, moscas-brancas e cochonilhas.

Uma única joaninha pode devorar até 65 pulgões por dia. As fêmeas consomem mais do que os machos e ambos os géneros comem mais quando a temperatura é mais elevada, como numa estufa. A sua coloração tem por objectivo avisar os predadores do seu mau sabor , quando ameaçadas, podem exsudar um líquido alcaloide tóxico e mal cheiroso a partir das articulações. Contudo apesar deste mecanismo de defesa, as joaninhas não deixam de ter inimigos, como as moscas e vespas parasitas. As joaninhas podem apresentar diversas cores que vão desde o vermelho, tão bem conhecido por nós, até ao amarelo, laranja e azul.

Em vários países, muitas espécies nativas de joaninhas estão ameaçadas pela joaninha-asiática (Harmonia axyridis) que possui uma alimentação muito variada, podendo assim superar as joaninhas residentes no seu habitat nativo. E um quinto das espécies de joaninhas nativas das Ilhas Britânicas estão em declínio.

Fonte: Joaninha, voa, voa ... , Quero saber - Especial Ambiente, Queluz de Baixo, Barcarena, pag. 046, 2012. http://mundoanimal66.blogspot.com.br/2015/02/joaninha-voa-voa.html

Sem comentários: