quinta-feira, 22 de agosto de 2019

8 Razões Válidas Para Escolher Produtos Biológicos

As práticas de agricultura biológica respeitam mais a vida animal e o equilíbrio da natureza, contribuindo para a redução da poluição e evitando a utilização de produtos químicos. Conheça oito motivos para escolher alimentos de origem biológica.
Fonte: aqui

1. TÊM MAIS SABOR
Os iogurtes, leite, manteiga e natas de origem biológica têm um sabor mais forte, natural e original, ainda que estes produtos tenham geralmente um menor período de conservação. Também os vegetais biológicos têm um aroma próprio. Em solos regenerados e fertilizados com matéria orgânica, as plantas crescem saudáveis e desenvolvem o seu sabor autêntico.

2. SÃO MAIS SAUDÁVEIS
Na agropecuária biológica não são aplicados adubos químicos, nem se pulverizam as plantas com pesticidas de síntese química. Estudos toxicológicos reconhecem que existe uma relação científica entre pesticidas e certas patologias, como cancro (em animais), alergias e asma, entre outras doenças.

3. CONTRIBUEM PARA A PRESERVAÇÃO DA ÁGUA
Ao escolher produtos de origem biológica está a contribuir para a preservação da rede de água natural. Como a agricultura biológica só utiliza adubos naturais, não existe risco de contaminação química dos solos nem dos lençóis de água. Dessa forma, garante-se a manutenção da pureza da água no futuro.

4. FOMENTAM A BIODIVERSIDADE
Ao respeitar o equilíbrio da natureza e o ambiente saudável, a agricultura biológica fomenta a biodiversidade global dos ecossistemas agrícolas, o equilíbrio entre a agricultura e a floresta e as rotações de culturas.

5. SÃO ECOLÓGICOS E SUSTENTÁVEIS
O produtos biológicos promovem a interação zelosa do homem com os solos, plantas e animais, garantindo a sua sustentabilidade. Na agropecuária biológica apenas são utilizadas práticas naturais não nocivas para o meio ambiente.

6. TÊM MAIOR CONCENTRAÇÃO DE NUTRIENTES
Embora não aconteça com todos os nutrientes, os alimentos de origem biológica tendem a ter uma maior concentração de vitaminas. O conteúdo de vitamina C em frutas e legumes biológicos é superior quando comparado com produtos não biológicos, por exemplo. Em termos de peso, pode concluir-se que os alimentos biológicos têm geralmente uma maior concentração de nutrientes.

7. SÃO SEGUROS
Por não conterem quaisquer químicos, aditivos, corantes ou conservantes, os produtos biológicos são totalmente naturais e por isso considerados seguros do ponto de vista da saúde alimentar.

8. ESTIMULAM AS ZONAS RURAIS
Ao escolher produtos de origem biológica está a estimular a agropecuária tradicional. Tal contribui para a criação de mais postos de trabalho e de melhores condições de vida nas zonas rurais, restituindo a dignidade dos agricultores e a valorização das explorações agrícolas adaptadas à escala humana.

Sem comentários: