segunda-feira, 17 de junho de 2019

Por semana, podemos ingerir 5 g de plástico, o equivalente a um cartão de crédito

Fonte e notícia aqui

A WWF estima que uma pessoa possa ingerir, em média, até cinco gramas de plástico numa semana, o peso de um cartão de crédito, de acordo com um relatório publicado no dia 11 de junho.

Segundo os resultados da investigação, cada pessoa ingere cerca de 2000 micropartículas de plástico todas as semanas, ou seja, cerca de 250 gramas por ano.
A investigação contempla 50 estudos realizados sobre a ingestão humana de plásticos. 

A principal fonte de microplásticos é a água, especialmente se for engarrafada. Os frutos do mar, a cerveja e o sal são outros dos produtos analisados que apresentam a taxa mais elevada de microplásticos.

Este estudo "ajuda a identificar os potenciais riscos toxicológicos para os seres humanos", disse Thava Palanisami investigadora da Universidade de Newscastle, na Austrália. 

"É um alerta para os governos: os plásticos não só poluem os nossos rios e oceanos, não matam apenas a vida marinha, mas estão em todos nós", declarou Marco Lambertini, diretor da WWF, em comunicado. "A investigação reflete os potenciais efeitos negativos do plástico na saúde humana, mas este é um problema global que só pode ser resolvido abordando as raízes da poluição: se não queremos plástico nos nossos corpos, temos de travar os milhões de toneladas que são depositadas na natureza todos os anos."

Sem comentários: