quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Toalhitas de limpeza são uma ameaça ambiental e podem desaparecer nas próximas décadas

O aviso é feito pelo Governo do Reino Unido, que para já se une à indústria para sensibilizar os consumidores sobre o fim que deve ser dado a este produto descartável.
Foto e texto aqui

Práticas de usar e transportar, as toalhitas são uma opção recorrente, não só como produto de higiene pessoal, mas também nas suas versões para limpeza doméstica. No entanto, a sua composição, feita em parte de plástico não-biodegradável está a gerar preocupações ambientais.

No Reino Unido, por exemplo, as toalhitas de limpeza são responsáveis pelo bloqueio de esgotos domésticos em quase 93% das vezes – por comparação, por exemplo, a gordura e óleo são responsáveis por apenas 0,5%; e algodão, produtos de higiene feminina e embalagens de plástico pelos restantes 7%.

Os números são citados pela BBC e servem de partida para a discussão do Governo britânico e indústria para a educação e sensibilização dos consumidores. Para o Governo britânico, o plano é eliminar o desperdício de plástico, onde se inserem as toalhitas. A primeira-ministra britânica, Theresa May, comprometeu-se em Janeiro deste ano a “erradicar todo o desperdício de plástico” até 2042.

Para já, uma das estratégias é sensibilizar os consumidores para que não coloquem as toalhitas nas sanitas, para que não entupam o sistema sanitário.

Sem comentários: