sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Ferrel Capital da Luta Contra o Nuclear


18 AGOSTO | 10,00 H. | FERREL
Passados 40 anos do I Festival Pela Vida e Contra o Nuclear, a PATRIMONIUM - Centro de Estudos e Defesa do Património da Região de Peniche, a Junta de Freguesia de Ferrel e a Associação ProFerrel uniram-se para afirmar o Património histórico e as memórias associadas à luta do povo de Ferrel contra a instalação da primeira central nuclear em território nacional, como elemento identitário e diferenciador.

Neste Ano Europeu do Património Cultural 2018 o trabalho de investigação histórica e de dinamização cultural que tem sido desenvolvido pela PATRIMONIUM, com o apoio da Junta de Freguesia de Ferrel, já vai dando frutos.

O registo da marca Ferrel Capital da Luta Contra o Nuclear, pela Junta de Freguesia contou com a estreita colaboração da PATRIMONIUM, num reconhecimento do valor que o património cultural tem para o desenvolvimento local e para a valorização do território. Esta marca é também corolário de diversos acontecimentos que marcaram a História dos Movimentos Socias em Portugal e, também, a História do Movimento Ecologista Português. Trata-se de um justo reconhecimento ao Povo de Ferrel, pela sua união e mobilização face à ameaça do nuclear em Portugal.

Reconhecendo a importância deste património histórico e cultural de Ferrel, para a valorização do território e para autoestima das gentes desta vila, a PATRIMONIUM tem apostado no desenvolvimento de formas inovadoras de valorização e salvaguarda do Património local. Assim, acedeu ao convite da associação ProFerrel, e as duas associações organizaram uma caminhada ao longo do percurso da marcha de 15 de março de 1976 até ao local onde estavam já a iniciar os trabalhos de construção da central nuclear. A atividade intitulada CAMINHAR CONTRA O NUCLEAR tem início no Largo da Nossa Senhora da Guia, em Ferrel.

Para ter acesso à t-shirt com o novo logotipo da marca registada, uma peça de fruta e uma garrafa de água, os participantes pagam um contributo no valor de 5 euros. O valor angariado reverte para a investigação histórica de Ferrel contra o nuclear.

Pretende-se desenvolver atitudes de defesa do património cultural e natural, ao mesmo tempo que associamos esta temática à promoção de hábitos de vida saudável.

Fica demonstrado como, no âmbito de uma estratégia para o Património no século XXI, o Património histórico-cultural de Ferrel constitui um elemento diferenciador e um contributo relevante para o desenvolvimento local.

PATRIMONIUM - Centro de Estudos e Defesa do património da Região de Peniche

Sem comentários: