quinta-feira, 12 de julho de 2018

Guimarães vai dizer adeus aos copos de plástico descartáveis

Projecto "pioneiro" da autarquia quer substituir os copos de plástico descartáveis por reutilizáveis. O "Care" vai arrancar no centro histórico de Guimarães.

 Imagem: Vitrus

Texto: Publico
A Câmara Municipal de Guimarães vai implementar um projecto "pioneiro" com o objectivo de promover o uso de copos reutilizáveis em substituição dos copos de plástico descartáveis, anunciou esta terça-feira, 10 de Julho, aquela autarquia.

Em comunicado enviado à Lusa, a câmara explica que o projecto Care, promovido em parceira com a empresa municipal gestora dos resíduos e limpeza urbana, Vitrus, será implementado numa primeira fase no centro histórico "onde a vida nocturna e os eventos são constantes e o lixo acumulado é consequentemente superior a outras áreas do concelho".

Segundo dados daquela empresa municipal, são utilizados anualmente mais de 23.000 copos de plástico descartáveis apenas no centro histórico. "Estes dados são assustadores, quando percebemos que esta quantidade de lixo está a prejudicar não só o nosso ambiente, mas também o nosso património. É fundamental mudar comportamentos, percepções e sensibilizar as pessoas para construir uma eco-consciência", refere no texto o presidente da autarquia, Domingos Bragança. O autarca pretende ainda que o projecto seja extensível ao território e adianta que "é a soma das atitudes individuais que faz a mudança".


"A ideia é que cada um de nós contribua de forma activa, reutilizando sempre o seu copo, e que depois o entregue para que possa ser usado por outros. Acreditamos na política da economia circular e de partilha que até aplicamos em vários outros mini projectos. Neste momento não faz sentido que se faça de outra forma", refere João Pedro Castro, responsável pelo Care.

Numa primeira fase serão lançados quatro figurinos de copos que realçam a identidade da cidade de Guimarães através das imagens e de frases que as acompanham.

Sem comentários: