segunda-feira, 19 de junho de 2017

Teatros de Papel - construir um Butai (palco do kamishibai)



O Kamishibai é uma das formas mais populares de contar histórias no Japão. O termo significa literalmente “drama de papel” e teve origem nos templos budistas japoneses no século XII, onde os monges utilizavam os emaki (pergaminhos que combinam imagens com texto) para contar histórias com ensinamentos morais para audiências maioritariamente analfabetas.

Por volta de 1946, com a derrota do Japão na II Guerra Mundial, veio a depressão económica. Esta técnica popularizou-se entre os desempregados, que percorriam as ruas da cidades carregando na bicicleta o kamishibai como forma de atrair compradores para os doces que levavam.
Recentemente, ressurge em diversos países o interesse pelo valor educativo do kamishibai. Contrariamente aos media unidirecionais como a televisão, a técnica tem a característica de ser bidirecional e criar uma ligação do contador com a plateia. Por outro lado, pode ser utilizado pelas próprias crianças para recontar as histórias, desenvolvendo assim a comunicação oral. 

Para saber como construir um kamishibai, basta ir a esta página (em francês)

Sem comentários: