quarta-feira, 10 de maio de 2017

Os melhores TED Talks Brasileiros sobre o tema Sustentabilidade



“Com o intuito de promover idéias que fazem a diferença” (Esse é o lema da Technology, Enterntainment and Design, TED). São apresentações curtas, geralmente em torno de 15 minutos.
Pesquisamos toda internet buscando os melhores TED Talks Brasileiros sobre o tema Sustentabilidade. Para nossa surpresa não encontramos nenhum lugar que reunisse todas as apresentações sobre o tema. Por isso ao seleccionamos 27 palestras, resolvemos escrever esta postagem e   servir como referência para as pessoas assistirem este conteúdo riquíssimo!

1. Matar árvores é assassinato – Zé Claudio
Zé Cláudio Ribeiro vivia na região de Marabá, no Pará, produzindo castanhas de maneira sustentável e resistindo ao boom da construção na Amazônia, e à pressão de derrubar essas árvores impressionantes. Recebeu várias ameaças de morte. Seis meses após sua palestra, foi assassinado em uma emboscada, junto com sua mulher, Dona Maria.

Fonte: TEDx Amazônia
Matéria do Green Peace

2. Exclusão e racismo ambiental – Paulo Saldiva
O médico sanitarista Paulo Saldiva, um dos maiores especialistas nos impactos da poluição atmosférica sobre a saúde , discute aqui como a contaminação atinge as diversas camadas da sociedade de jeitos diferent
Fonte: TEDx São Paulo

3. A Reinvenção dos Espaços Urbanos – Jaime Lerner
O urbanista Jaime Lerner, prefeito de Curitiba por três mandatos, entre os anos 70 e 90, discute aqui a reinvenção dos espaços metropolitanos e como ela pode melhorar a qualidade de vida dos cidadão.

Fonte: TEDx Curitiba
Conheça Jaime Lerner

4. Era da Convergência e Relações Ganha, Ganha – Isaac Edington
O diretor presidente do Instituto Eco Desenvolvimento, Isaac Edington, defendeu no TEDxBaíaDaIlhaGrande a criação de um movimento chamado Nossa Costa Verde, formado por empresas, governo e sociedade civil. A ideia é criar um um conjunto de ações em prol da região em vários frentes, tais como cultura, culinária, turismo, religião, etc.

Fonte: TEDxBaiaDaIlhaGrande
Conheça Isaac Edington

5. O desenvolvimento de líderes para uma cultura de sustentabilidade – Clarissa Santiago
Clarissa Santiago é engenheira formada no Inatel, com especialização em Trends & Innovation pela ESAMC e certificação em Andragogia. Sua carreira tem como foco o desenvolvimento de pessoas. Participou do ASTD 2014 e lidera um time de inovação que cria soluções para educação corporativa no Brasil e no exterior. No TEDxInatel, fará uma reflexão sobre a importância do desenvolvimento de líderes para uma cultura de sustentabilidade dentro e fora do mundo corporativo.

Fonte: TEDxInatel

6. Criar Estilos de Vida Sustentáveis – Lala Deheinzelin
Lala Deheinzelin é uma mobilizadora sociocultural e consultora em economia criativa. Futurista, pioneira em Economia Criativa e Colaborativa, trabalhou e palestrou em quatro continentes. Indicada como uma das futuristas top no mundo, destacando-se entre três na América Latina e Central. É considerada uma das 100 mulheres no mundo que estão cocriando a nova sociedade e economia. Criadora do movimento Crie Futuros, autora de Desejável Mundo Novo. Nesse TEDx Talk ela fala como criar um estilo de vida sustentável.

*Apesar de não ter sido realizado no Brasil, vale ouvir as mensagens da Lala Deheinzelin.

Fonte: TEDx O’Porto
Conheça Lala Deheinzelin

7. Sustentabilidade – Haroldo Mattos de Lemos
Haroldo é presidente do Instituto Brasil PNUMA e Professor de Engenharia Ambiental da Escola Politécnica da UFRJ, onde coordena os cursos de Pós-Graduação em Gestão Ambiental. Preside também o Conselho Técnico da ABNT e membro do Comitê de Responsabilidade Social da FIESP, além de fazer parte do Conselho de Administração da ONG Global Footprint Network.
Nesse TED Talk ele fala como o consumo excessivo representa um dos mais graves problemas ambientais no nosso planeta hoje.

Fonte: TEDx BaiadaIlhaGrande
Conheça Haroldo Mattos de Lemos

8. Clima + mobilidade + resíduos + consumo = “e eu com isso?” – Ana e Pedro Avzaradel
Ana e Pedro Avzaradel subiram ao palco do TEDxRio para falar sobre (só) 4 desafios do futuro das metrópoles: mudança climática, mobilidade urbana, descarte de resíduos e consumo consciente. Foi uma espécie de duplo puxão de orelhas sem direito à defesa. Ela, economista e mestre em Planejamento Energético e Ambiental, Gerente de Projetos e Conteúdo do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). Ele, militante green, mestre em Sociologia e Direito, e doutor da lei dedicado a questões sobre mudanças climáticas, florestas e sociedade de risco. Ambos apoiados em números e argumentos incontestáveis, como o fato de apenas 40% dos resíduos urbanos ter destino certo – sendo que somente 2% deles segue para separação e reciclagem -, ou de 0,1% das compras de governo priorizar a sustentabilidade. Arde, não é? Assista e saiba o que você e suas orelhas podem fazer diferente.

Fonte: TEDx Rio


9. Transformando lixo em comida – Fernanda Danelon
Jornalista que, durante sua passagem por diversos veículos de comunicação, se especializou no tema “sustentabilidade”. Criou o Instituto Guandu, que promove a coleta seletiva de resíduos orgânicos de restaurantes e grandes geradores, transforma-os em um fertilizante organomineral usado em hortas urbanas orgânicas. Depois devolve a colheita aos restaurantes, fechando o ciclo do prato ao prato para, assim, promover a educação ambiental e a segurança alimentar. Participou da formação da Frente Parlamentar Estadual pela Agroecologia de São Paulo. Faz parte dos Hortelões Urbanos, grupo que recupera áreas degradadas da capital paulista com a implantação de hortas comunitárias, e do movimento MUDA-SP – Movimento Urbano pela Agroecologia.

Fonte: TEDx Laçador
Conheça Fernanda Danelon

10. Uma vida sustentável – Laura de Santis Prada
A palavra sustentabilidade é muito falada, mas pouco praticada. Todos sabem o que ela significa, mas aplicar esse conceito na prática é bastante complicado. Não para Laura, que conseguiu transformar uma fazenda em uma moradia sustentável. Entre outras atitudes, ela e sua família plantam 80% dos alimentos que consomem e abastecem a casa com energia solar. Um belo exemplo de sustentabilidade aplicada e extremamente funcional.

Fonte: TEDx Campos

11. Forma urbana e sustentabilidade – Fausto Nilo
Arquiteto, compositor, cantor e poeta, FAUSTO NILO tem um repertório de cerca de 400 canções interpretadas por artistas como Moraes Moreira, Raimundo Fagner, Gal Costa, Maria Bethânia, Ney Matogrosso, Simone, Caetano Veloso, Nara Leão, Lulu Santos, Zeca Baleiro e muitos outros. Como arquiteto destaca-se o projeto do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, realizado em parceria com o arquiteto Delberg Ponce de León, além de projetos como a Nova Praça do Ferreira, a adaptação da Ponte dos Ingleses e o novo Mercado São Sebastião, também em parceria com Delberg.

Fonte: TEDx Forteleza
Conheça Fausto Nilo

12. Repensar o Consumo – André Trigueiro
André Trigueiro é uma das vozes mais ativas no Brasil sobre o tema sustentabilidade. Ele é editor-chefe, jornalista e colunista, que há tempos aborda questões sobre sustentabilidade nas grandes mídias. Além disso, ele é autor de livros sobre o assunto e é professor do Departamento de Comunicação na PUC-Rio, onde criou o curso de Jornalismo Ambiental.
Nesse TED Talk ele fala como precisamos repensar o nosso consumo diário.

Fonte: TEDx Sudeste
Conheça André Trigueiro

13. A hora e a vez da energia solar – André Trigueiro
Mais um TED Talk de André Trigueiro (uma das pessoas mais influentes no tema sustentabilidade). Dessa ele fala sobre energia solar no Brasil, no resto do mundo e como podemos explorar essas fonte de energia renovável.

Fonte: TEDxPUC-Rio
Conheça André Trigueiro

14. É preciso refazer a conta – André Trigueiro
Jornalista, âncora de telejornal, comentarista de rádio e idealizador e apresentador do programa “Cidades e Soluções”. Quem conjuga tudo isso é André Trigueiro, que desde cedo expandiu os horizontes de seu jornalismo para, mais que reportar, também militar. A área em que amplifica ideias e ideais é o meio ambiente — onde combina a paixão à ecologia e comunicação. Escreveu um dos capítulos e coordenou a elaboração do livro “Meio Ambiente no século XXI”, em 2003, e dois anos depois escreveu “Mundo Sustentável”.

Fonte: TEDx Baía Da Ilha Grande
Conheça André Trigueiro

15. Sustentabilidade e Mata Atlântica – Agostinho Guerreiro
É engenheiro agrônomo, professor de Economia Agrícola e Mestre em Engenharia de Produção na COPPE, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi consultor das Nações Unidas, da FAO, em diversas missões na América Latina, África, Ásia e Europa. Pertence à primeira geração de Fiscais Federais do Ministério da Agricultura. Fundou, em novembro de 1988, o Instituto de Desenvolvimento e Ação Comunitária — Idaco. Agostinho atua hoje como presidente do Instituto. É também presidente do CREA/RJ.

Fonte: TEDx Baia Da ilha Grande

16. A Insustentável Leveza do Ter – Daniela Reis
Daniela é uma das responsáveis pelo projeto “Minha Garopaba“.
A insustentável leveza do ter: a história de alguém que viu suas necessidades humanas de afeto, reconhecimento, aceitação e amor se transformarem numa obcecada corrida pelo sucesso na carreira executiva até perceber que a sustentabilidade que buscava com o seu trabalho precisava ser, antes de tudo, vivenciada e aplicada na sua própria vida. Uma história de transformação pessoal que nos inspira a despertar para a verdadeira motivação por trás do consumo: o preenchimento das nossas reais necessidades.
Após 20 anos de experiência em grandes empresas nas áreas de comunicação, investimento social e responsabilidade social, criou o Movimento Beija-Flor para atuar na aceleração da transição do paradigma mecanicista para o paradigma de sustentação da vida. Tem trabalhado com uma abordagem sistêmica da sustentabilidade, apropriada para compreendermos que a visão cartesiana que nos trouxe até aqui não é mais suficiente para seguirmos.

Fonte: TEDx Joinville

17. Casas de plástico – Joaquim Caracas
Joaquim Caracas cursou Engenharia Civil na Universidade Federal do Ceará. Fundou a Impacto Protensão em 1996 e nela desenvolveu inovações em estruturas de concreto por todo o Brasil. Atualmente, Joaquim Caracas é Sócio-Gerente da Protensão Impacto LTDA e Diretor de Pesquisas de Processos e Produtos do SINDUSCON-CE. Seus produtos inovadores, fabricados em plástico 100% reciclado, demonstram sua preocupação com o meio ambiente e com a sustentabilidade já que a Construção Civil é um dos parâmetros que mede a melhoria na qualidade de vida de um país. Aliando criatividade, espírito inovador e sustentabilidade, ele inaugurou em 2011, o primeiro Hotel do Mundo feito em plástico 100% reciclado. Hotel Vale das Nuvens em Guaramiranga-CE. Um Hotel cinco estrelas que associa inovação tecnológica, natureza e sustentabilidade.

Fonte: TEDx Fortaleza
Conheça Joaquim Caracas

18. Agrofloresta – Zé Ferreira
Criador da Fundação de AgroEcologia Nacional e Estadual do Rio de Janeiro, tem grande experiência em sistemas agroflorestais. Mora no Sítio São José, localizado na Serra do Mar, perto de Paraty, onde promove um trabalho de agricultura ecológica que busca alcançar a sustentabilidade com qualidade de vida, e melhorar o desenvolvimento da agricultura familiar com um sistema que seja produtivo, mas que não agrida o meio ambiente.
Nesse TED Talk ele fala como conseguiu cobrir todas as suas despesas familiares em apenas 5 anos de trabalho!

Fonte: TEDx BaiaDaIlhaGrande
Conheça Zé Ferreira e o Sitio São José

19. De Uma Horta em Casa para a Agricultura Urbana – Claudia Visioni
Claudia Visoni é jornalista e ativista ambiental. Ela também é conselheira de meio ambiente da subprefeitura de Pinheiros, coordenadora de trabalho da agricultura urbana e arborização e atua na comissão gestora da lei dos orgânicos na merenda, tudo em São Paulo, capital.
Neste TED Talk ela conta como foi de uma horta caseira para agricultura urbana.

Fonte: TEDxJardins City2.0
Conheça Claudia Visoni

20. Sustenta Capão – Bruno Capão
Capão Redondo é um bairro na periferia de São Paulo onde Bruno mora e trabalha. Nesta palestra convida a construir pontes e derrubar as barreiras entre os bairros e as pessoas.
Bruno Capão cursou gestão ambiental e foi convidado a participar de um workshop na Romênia com jovens do mundo todo com o tema: “A partir do lixo”. Está envolvido em diversos projetos de micro-empreendedorismo e gestão socioambiental comunitárias com foco em reciclagem. Co-fundou com o irmão José Carlos o Ateliê Sustenta CaPão, um espação gourmet sustentável no coração de Capão Redondo.

Fonte: TEDx Jardins
Conheça o Ateliê Sustenta Capão

21. Ateliê Sustenta Capão – Bruno Santos
Bruno Santos é criativista no Ateliê Sustenta Capão. Desde criança sonhava em ser lixeiro, pois acha fantástico o trabalho dos coletores de lixo domiciliar. Depois de ter passado por uma fase difícil envolvendo drogas e criminalidade, em 2010 realizou seu sonho de infância entrando na empresa de coleta. Mais tarde cursou gestão ambiental e desde então vem traçando um grande caminho. Para chegar até aqui foi preciso empreender a própria vida primeiro, começando no resgate dos valores que hoje norteiam suas ações e decisões. Quando percebeu que poderia ser o que eu quisesse ser, procurou fazer algo que tinha sentido pra ele e para outras pessoas. Nascia o Ateliê Sustenta Capão.

Fonte: TEDx Jardim das Palmeiras
Conheça o Ateliê Sustenta Capão

22. O futuro da Agricultura – Rodolfo Castro
Caipira de nascença e escolha, paulistano por criação, agrônomo de formação, pós graduado em finanças e tranquilo por natureza. Divide seu tempo (em ordem alfabética e não de prioridade) entre agronegócio, amigos, economia, escrita, esportes, liberalismo, livros, namorada, paixões e pessoas queridas. Beirando os 30, sonha profissionalmente em ser uma liderança no setor “agro” e escrever um livro. Falta, contudo, voz, seguidores, tema e leitores. Nada que muito trabalho, valores, boas ideias e curiosidade não resolvam.

Fonte: TEDx Objetivo Sorocaba
Conheça Rodolfo Castro

23. Agua, chuva, esgoto, e meu sonho de nadar no Tietê – Guilherme Castagna
Guilherme é coordenador de projetos da Fluxus Design Ecológico, co-autor da Cartilha “Sustentabilidade em Meios de Hospedagem” do Banco Santander, colaborador da plataforma Cidades Sustentáveis, e proprietário da Livraria Tapioca.Net, dedicada à promoção de títulos voltados à sustentabilidade na prática.
Neste TED Talk ele mostra como integra sua formação em engenharia civil com a visão da permacultura, um sistema de planejamento para a criação de ambientes humanos sustentáveis. Desenvolve projetos de design ecológico e sustentabilidade em água, incluindo a capacitação de comunidades tradicionais e de baixa renda.

Fonte: TEDx Jardins
Conheça Guilherme Castagna

24. Só as Empresas Podem Viabilizar a Sustentabilidade – José Luiz Alqueres
José Luiz Alquéres, consultor da Fundação Brasileira de Desenvolvimento Sustentável, defendeu em sua apresentação que o Governo passe a cobrar impostos maiores das empresas que não são sustentáveis. Essa seria uma maneira de dar sinais para um consumo mais consciente.

Fonte: TEDx Baía da Ilha Grande 

25. Sustentabilidade na prática – Paula Bonazzi
Neste vídeo apresentamos uma das fundadoras do Movimento de Ações e Idéias Ambientais (MAIA). Formada em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo, Paula Bonazzi tem como ideal dar voz e oportunidade aos universitários que desejam engajarem-se social e ambientalmente em suas comunidades. Seu talk ainda trata de temas como crédito de carbono, caronas e composteiras.

Fonte: TEDx USPLeste
Conheça Paula Bonazzi

26. Sustentabilidade e o saber das avós – Ricardo Burg Mlynarz
Ricardo, engenheiro civil de formação, decidiu deixar a vida na cidade e saiu em uma jornada pelo interior do país, principalmente pela Amazônia. Envolveu-se com o grupo indígena Ingarikó e essa experiência o colocou de vez no campo das políticas públicas, da mobilização socioambiental e da educação. Ciente da dificuldade em envolver as pessoas com a questão socioambiental, ele faz um convite: viver e significar a sustentabilidade no cotidiano, como um agente que transforma o mundo. É responsável pelo Projeto “A Voz das Avós”, onde o feminino, a sabedoria ancestral e a profunda relação com a Mãe Terra ocupam um papel essencial na construção de um mundo melhor.

Fonte: TEDxDaLuz
Conheça Ricardo Burg Mlynarz

27. O lixo que muda – Marli Medeiros
Marli é a criadora do Centro de Educação Ambiental, ONG que administra dois associados operacionais: Centro de Triagem da Vila Pinto — associação para geração de trabalho e renda, (atualmente com 60 associadas, beneficiando 300 pessoas indiretamente Centro Cultural da Vila Pinto — associação criada com a finalidade de oferecer aos moradores da Vila Pinto e entorno, ações nas áreas da cultura, educação, esporte, lazer e qualificação profissional.

Atualmente o Centro Cultural oferece oficina de costura, oficina de teatro, oficina de mosaico, telecentro — inclusão digital, biblioteca, oficina de dança, escolinha de futebol, assistência jurídica gratuita, passeios culturais e de lazer, sala de cinema e cozinha comunitária.

Conheça Marli Medeiros
Fonte: TEDxLaçador

Sem comentários: