segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Naomi Klein: "This Changes Everything" - Capitalism vs. The Climate (a must see and share)


- os melhores cientistas do planeta, usando os modelos mais avançados e a capacidade de processamento dos maiores supercomputadores, avisam que não é possível prever o que acontecerá no planeta se a subida de temperatura exceder os 2ºC acima dos níveis pré-industriais até 2100.

- os mesmos cientistas avisam que se não for feito nada a subida de temperatura situar-se-á entre 4 e 6ºC, ou seja o caos (ambiental e civilizacional) será inevitável

- para poder limitar a subida aos 2ºC (que muitos já acham demasiado) são precisas alterações drásticas que requerem uma cooperação mundial a níveis sem precedentes. Será preciso reduzir a zero as emissões de carbono em duas gerações, deixando no solo 1/3 das reservas conhecidas de petróleo, 1/2 das de gás natural e 80% do carvão.

- estas alterações são incompatíveis com o atual paradigma económico: a economia tinha que decrescer de forma contínua e substancial daqui até ao fim do século

- por esta razão, a França, que organiza a COP 21, já reconheceu que os contributos recebidos até agora não são suficientes para colocar o planeta na senda que leva aos 2ºC.

Sem comentários: