terça-feira, 10 de setembro de 2013

Foto da Semana- Lutar não é Crime



Joseph Stiglitz  critica austeridade e defende mais investimento público e reformas. "Os piores mitos são os de que a austeridade vai recuperar a economia e de que uma maior despesa do Estado só faria o contrário".
Refere ainda o economista laureado com o Prémio Nobel de Economia 2001 “O consenso geral é que a maior parte dos países europeus não vão conseguir regressar aos mercados”, nota, explicando que só uma melhoria da sustentabilidade da dívida, que é medida pelo peso da dívida pública no Produto Interno Bruto (PIB), facilitaria um regresso aos mercados. No entanto, aponta, a troika subestimou a gravidade do impacto das suas políticas e as recessões causadas. Estas, ao fazerem cair o PIB, aumentaram o peso da dívida" afirmou ainda numa entrevista ao Expresso.

"A desobediência civil não é o nosso problema. O nosso problema é a obediência civil. O nosso problema é que pessoas por todo o mundo têm obedecido às ordens de líderes e milhões têm morrido por causa dessa obediência. O nosso problema é que as pessoas são obedientes por todo o mundo face à pobreza, fome, estupidez, guerra e crueldade. 

O nosso problema é que as pessoas são obedientes enquanto as cadeias se enchem de pequenos ladrões e os grandes ladrões governam o país. É esse o nosso problema."

Sem comentários: