domingo, 14 de julho de 2013

McDonalidização do globo = fascismo social

McDonald's propõe jornadas de 74 horas semanais [por Alberto Sicilia12 Agosto, 2013]
McDonalization...social fascism! 
Os dirigentes da McDonald's nos Estados Unidos não tiveram nenhum problema em lembrar aos seus empregados que estão condenados a uma vida miserável. 
Orçamento típico para um empregado da McDonald's, segundo a administração da empresa.

Há poucas semanas, a McDonald's, em colaboração com a VISA, publicaram esta página na web para ajudar os seus trabalhadores na organização das suas finanças pessoais. Na página aparece um "orçamento pessoal típico". Deixo-vos aqui a versão em castelhano que fizeram para os empregados hispânicos e já os vamos analisar parcela a parcela.
1) Os 1105 dólares correspondem ao salário mensal limpo de um empregado que trabalha 40 horas semanais (os caixas da McDonald's recebem o salário mínimo dos EUA: 7,35 dólares/hora).

2) Para ganhar os outros 955 dólares indicados como "segundo emprego", o trabalhador deveria ter um emprego adicional de 34 horas com o salário mínimo.
Pelos vistos a McDonald's acha razoável que os seus empregados trabalhem 74 horas semanais.

3) O orçamento prevê 600 dólares mensais para pagar a hipoteca ou a renda da casa. Para contextualizar este dado: a renda de casa média nos EUA custa 1048 dólares (em Nova Iorque são 3000 dólares).

4) Os 20 dólares destinados ao seguro de saúde são simplesmente falsos. O seguro médico "básico" que a McDonald's oferece aos seus empregados custa 61 dólares por mês. Este seguro apenas cobre até 2.000 dólares anuais em despesas médicas (doenças graves são para esquecer) e é condicionado a não haver filhos.

5) O orçamento prevê zero (sim, zero) dólares para o aquecimento. Deviam perguntar aos seus empregados de Chicago, onde a temperatura média em janeiro é de -6 ºC. (Nota: na versão atual da página, a McDonald's alterou o número de 0 para 20. Os restantes números são iguais).

6) A McDonald's supõe que com os 27 dólares diários que sobram, os seus trabalhadores pagam tudo o resto. Por exemplo, a comida e os gastos das crianças (que não se lembrem de ir para a universidade). Em boa verdade, a trabalhar 74 horas por semana, de certeza que não irás gastar muito em lazer.

É pena que a McDonald's não tenha publicado o "orçamento pessoal" do seu diretor executivo. No ano passado ganhou 8,75 milhões de dólares. Como lembra a Bloomberg News, isso corresponde a 480 anos de trabalho de um empregado da companhia.
Lovin' it

Artigo publicado no blogue Principia Marsupia

Sem comentários: